Paraíba terá menor tarifa de energia elétrica do país a partir desta quarta-feira, com redução de -1,35%

(Foto Beth Santos)

Aneel aprova reajuste tarifário que beneficia consumidores paraibanos; consumidores residenciais terão redução de -2,44% na conta de luz

Da Redação

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) homologou, nesta terça-feira (27/08), o reajuste tarifário anual para a Paraíba, resultando em uma redução média de -1,35% nas contas de energia dos consumidores do estado. Com essa mudança, a Paraíba passará a ter a menor tarifa de energia elétrica do país. Os novos valores entram em vigor a partir do dia 28 de agosto.

De acordo com a Aneel, o principal fator para a redução foi a devolução de créditos de PIS/COFINS aos consumidores, que impactou negativamente em -9,33%. A eficiência operacional da Energisa Paraíba, considerada no cálculo, também contribuiu para um reajuste abaixo dos índices de inflação, que foram em média de 4%.

Para os consumidores de baixa tensão, que incluem residenciais e comerciais, a redução será de -2,39%, com uma queda de -2,44% especificamente para os clientes residenciais (B1). Por outro lado, os consumidores de média e alta tensão, como as indústrias, enfrentarão um aumento médio de 3,22%.

Márcio Mario Zidan, diretor-presidente da Energisa, destacou que a Paraíba tem mantido uma das menores tarifas de energia do país, o que contribui para o desenvolvimento do estado, atraindo investimentos e oferecendo maior confiabilidade no serviço. A empresa investiu cerca de R$ 500 milhões este ano para fortalecer a rede elétrica, ampliando, modernizando e automatizando o sistema.

A Energisa, com 119 anos de história, é um dos maiores grupos privados do setor elétrico brasileiro, atuando em diversas áreas, incluindo distribuição de energia, transmissão, geração fotovoltaica e comercialização de energia. A empresa atende mais de 20 milhões de pessoas em 875 municípios do país e gera mais de 20 mil empregos diretos e indiretos.

Seja o primeiro a comentar on "Paraíba terá menor tarifa de energia elétrica do país a partir desta quarta-feira, com redução de -1,35%"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*