Reforço na segurança foi solicitado por juízes eleitorais devido à presença de facções criminosas e acirramento político
Os pedidos para o envio de tropas federais nas eleições municipais de Cabedelo, Bayeux e Fagundes, na Paraíba, chegaram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta segunda-feira (26). Os processos, que foram registrados no sistema do Processo Judicial Eletrônico, agora aguardam apreciação pelo plenário do TSE.
A Coligação “Mudar Para o Futuro” também protocolou um pedido para a presença de tropas federais em João Pessoa, citando como justificativa o cancelamento recente de uma plenária do candidato a prefeito Ruy Carneiro (Podemos), supostamente ordenado por uma facção criminosa. O pedido alega que o episódio representa uma grave ameaça à democracia.
Os processos foram distribuídos por sorteio e serão relatados pela ministra Carmen Lúcia, presidente do TSE. Os pedidos iniciais foram feitos pelos juízes responsáveis das respectivas zonas eleitorais ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), que aprovou as solicitações no dia 16 de agosto.
Em Bayeux e Cabedelo, o reforço de segurança foi solicitado devido à presença de urnas em áreas dominadas por facções criminosas. Em Fagundes, a preocupação se deve ao acirramento político entre militâncias, com histórico de confrontos verbais e físicos.
Ainda não há previsão para a decisão final sobre o envio das tropas federais.
Seja o primeiro a comentar on "Eleições 2024: pedidos de tropas federais para eleições em Cabedelo, Bayeux e Fagundes chegam ao TSE"