PRF realiza maior apreensão de cigarros contrabandeados de 2024 na Paraíba
Mamanguape, 22 de agosto de 2024 – Em uma operação realizada nas primeiras horas desta quinta-feira, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) interceptou dois caminhões carregados com mais de 1 milhão de maços de cigarros contrabandeados no município de Mamanguape, Paraíba. A apreensão é a maior do gênero realizada pela PRF no estado em 2024. Dois indivíduos foram detidos durante a ação.
A operação foi conduzida pelo Núcleo de Operações Especiais (NOE) da PRF, que realizava uma fiscalização direcionada ao cumprimento da Lei de Descanso na BR-101, no km 42, por volta das 04h30. Durante a abordagem, os agentes identificaram diversas irregularidades nos veículos, incluindo adulteração nos sinais identificadores de um dos caminhões e irregularidades no disco-tacógrafo.
Os caminhões, um VW/10.160 DRC 4×2 e um M. Benz Atego 2430, transportavam uma grande quantidade de cigarros de origem paraguaia, sem a devida documentação fiscal, configurando crime de contrabando. A carga e os veículos foram apreendidos, e os motoristas, que admitiram estar cientes da ilegalidade, foram encaminhados à Polícia Federal para as medidas cabíveis. Eles poderão responder criminalmente por contrabando, e um dos indivíduos também poderá ser acusado de adulteração.
A PRF também lavrou autos de infração de trânsito pelos motoristas não respeitarem a Lei do Descanso, que regulamenta o tempo de direção e descanso dos condutores.
Essa operação representa um duro golpe ao crime organizado e contribui diretamente para a segurança e saúde pública na Paraíba, ao retirar de circulação produtos que, além de ilegais, representam riscos adicionais à saúde dos consumidores, devido à origem desconhecida dos materiais utilizados na produção dos cigarros contrabandeados.
A PRF reafirma seu compromisso em combater o crime organizado e proteger a economia local, garantindo a segurança e o bem-estar da população paraibana.
Seja o primeiro a comentar on "Operação em Mamanguape resulta na apreensão de mais de 1 milhão de maços de cigarros do Paraguai"