Taxa de desocupação na Paraíba cai para 8,6% no segundo trimestre de 2024, aponta IBGE

Queda na taxa de desemprego reflete melhora na empregabilidade, com a adição de 109 mil trabalhadores ocupados em relação ao ano passado

Da Redação

A taxa de desocupação na Paraíba registrou uma queda significativa, atingindo 8,6% no segundo trimestre de 2024, conforme dados divulgados nesta quinta-feira (15) pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em comparação ao mesmo período do ano anterior, a redução foi de 1,8 ponto percentual (p.p.), enquanto em relação ao primeiro trimestre deste ano (9,9%), a taxa recuou 1,3 p.p.

Com esse desempenho, a Paraíba mantém uma taxa de desemprego inferior à média da Região Nordeste, que foi de 9,4% no mesmo período. O número de trabalhadores desocupados no estado caiu de 174 mil, no segundo trimestre de 2023, para 151 mil no segundo trimestre de 2024, representando uma redução de 13,4%.

Em termos absolutos, a população ocupada na Paraíba alcançou 1,609 milhão de pessoas no segundo trimestre de 2024, um aumento de 109 mil em comparação ao mesmo período do ano passado. Os setores com maior número de trabalhadores ocupados incluem administração pública (364 mil), comércio e reparação de veículos e peças (314 mil), agricultura (169 mil), informações e atividades financeiras e imobiliárias (150 mil), indústria geral (147 mil) e construção (139 mil).

O IBGE considera desocupadas as pessoas que não estavam trabalhando, mas estavam disponíveis para trabalhar e tomaram alguma ação efetiva para encontrar trabalho nos 30 dias anteriores à semana da pesquisa.

A Pnad Contínua é a principal ferramenta de monitoramento da força de trabalho no Brasil, com uma amostra trimestral que abrange 211 mil domicílios pesquisados em todo o país. Cerca de dois mil entrevistadores realizam a coleta de dados, que é coordenada por mais de 500 agências do IBGE em 26 estados e no Distrito Federal.

Seja o primeiro a comentar on "Taxa de desocupação na Paraíba cai para 8,6% no segundo trimestre de 2024, aponta IBGE"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*