Instituições de ensino paraibanas se destacam em competição nacional com projetos inovadores em sustentabilidade e tecnologia, envolvendo alunos e professores em soluções para desafios locais
Da Redação
A Rede Pública Estadual da Paraíba tem quatro escolas entre as 50 selecionadas no Prêmio Nacional da Liga STEAM 2024. Promovida pela Fundação ArcelorMittal, em aliança com a Fundação Banco do Brasil e em parceria com a AVSI Brasil e a Tríade Educacional, a iniciativa visa reconhecer e valorizar a implementação da abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) em sala de aula e o engajamento de alunos e professores na busca de soluções para desafios comunitários.
Um dos projetos selecionados é da Escola Cidadã Integral (ECI) Serveliano de Farias Castro, de Caraúbas, no Cariri paraibano. Intitulado “Preservando a Caatinga: Fornos Solares como Alternativa ao Desmatamento para Produção de Carvão”, o projeto visa diminuir o uso de carvão nas cozinhas com a implantação de fogões e fornos solares. Desenvolvido pelo professor de química Alef Santos e uma equipe de estudantes do 2º ano do Ensino Médio, o projeto utiliza materiais alternativos e de baixo custo para a construção de protótipos de fornos solares, como caixa de papelão, papel alumínio, cola, isopor e placa de vidro. Além disso, os alunos realizam pesquisas para entender a origem e o impacto do uso do carvão nas famílias locais.
“Esse protótipo tem a finalidade de ‘abrir a mente’ dos estudantes para as possibilidades que a área pode oferecer em termos de preservação do meio ambiente, qualidade de vida e aspectos econômicos. Além de conscientizar os estudantes sobre a desertificação do bioma caatinga causada pela derrubada de árvores para uso como carvão e a potencialidade de energias renováveis”, ressaltou o professor Alef Santos.
Em Taperoá, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) e Educação de Jovens e Adultos (EJA) Félix Daltro, sob a orientação do professor de Física Felipe Sérvulo Maciel, está desenvolvendo um projeto interdisciplinar intitulado “Uma cidade mais verde é uma cidade preparada para o futuro climático: uma proposta de intervenção comunitária e sustentável por meio da arborização”. Envolvendo diversas disciplinas como Física, Arte, Matemática, Sociologia, Filosofia e Língua Portuguesa, o projeto busca trabalhar temas de sustentabilidade, mudanças climáticas e meio ambiente, com atividades práticas como plantio de árvores, mutirões de limpeza urbana e conscientização da comunidade sobre questões climáticas.
Outro projeto selecionado é o “Horta Inteligente: Tecnologia Verde para Justiça Climática”, desenvolvido pelo professor João Paulo Silva com estudantes da Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) José Itamar da Rocha Cândido, em Cuité.
A ECI Imaculada Conceição, de Cabedelo, também foi destaque com o projeto “Protocolo S.I.R.E.N.E.”, desenvolvido pelo professor de Química Eduardo José Machado e estudantes do 2º ano do Ensino Médio. O projeto busca criar um sistema de resposta automatizada a enchentes, com abertura de comportas de barragens e alertas para evacuação de áreas de risco.
Estes projetos mostram a força e a inovação presentes nas escolas da Paraíba, refletindo o compromisso com a educação e o desenvolvimento sustentável.
Seja o primeiro a comentar on "Quatro escolas estaduais da Paraíba são selecionadas para o Prêmio Nacional da Liga STEAM 2024"