Projeto visa reutilizar infraestrutura da Ferrovia Transnordestina em desuso
Brasília, 3 de julho de 2024 – O ministro dos Transportes, Renan Filho, assinou nesta quarta-feira (3), em Brasília, um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o município de Campina Grande (PB), marcando o início das medidas necessárias para a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na cidade.
A solenidade, realizada no Auditório da sede do Ministério dos Transportes na Esplanada dos Ministérios, contou com a participação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e da Ferrovia Transnordestina Logística S.A., responsáveis por definir as diretrizes para a cessão do trecho ferroviário que será utilizado no projeto. O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, participou por videoconferência. Deputados e senadores da bancada federal da Paraíba também estiveram presentes na cerimônia.
De acordo com a proposta, o VLT de Campina Grande utilizará uma infraestrutura ferroviária vinculada à Ferrovia Transnordestina, atualmente em desuso. O ACT inclui ações como o levantamento patrimonial e avaliação da situação dos bens na área, articulação com órgãos competentes para eventuais desapropriações, e levantamento da documentação da área a ser utilizada, incluindo a construção de um mapa georreferenciado.
A ideia de implementar o projeto VLT em Campina Grande surgiu há mais de uma década, durante as campanhas de Veneziano para a prefeitura da cidade. Em 2011, o então prefeito autorizou a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) a realizar estudos para verificar a viabilidade do projeto.
Renan Filho destacou a importância do projeto para a mobilidade urbana de Campina Grande e para a revitalização de áreas urbanas utilizando infraestruturas existentes. A implantação do VLT é vista como um passo significativo para melhorar o transporte público na região e oferecer uma alternativa sustentável e eficiente para os moradores.
Seja o primeiro a comentar on "Ministério dos Transportes assina acordo decisivo para implantação de VLT em Campina"