Justiça espanhola condena três torcedores por insultos racistas contra Vinicius Jr

Punição inédita inclui prisão e banimento de estádios; La Liga destaca avanço na luta contra o racismo

A La Liga, responsável pelo Campeonato Espanhol de futebol, anunciou nesta segunda-feira (10) a condenação de três torcedores à prisão por insultos racistas proferidos contra o jogador brasileiro Vinicius Jr. Este veredicto marca a primeira sentença desse tipo na história da Justiça espanhola.

Os incidentes ocorreram durante uma partida entre Valencia e Real Madrid em maio do ano passado. Segundo a La Liga, os torcedores foram considerados culpados por crime contra a integridade moral, com agravante de discriminação racial.

Os réus foram sentenciados a oito meses de prisão e obrigados a pagar os custos do processo. Além disso, eles estarão proibidos de frequentar estádios que sediem jogos organizados pela La Liga ou pela Real Federação Espanhola de Futebol por um período de dois anos.

“Esta é a primeira condenação desse tipo proferida na Espanha, após processo levado aos tribunais pela La Liga, com o apoio da Real Federação Espanhola de Futebol, do Real Madrid e, nas últimas semanas, da própria vítima, Vinicius Jr”, destacou a La Liga em comunicado.

Durante a audiência, os réus leram uma carta pedindo desculpas a Vinicius Jr, e ao Real Madrid.

O presidente da La Liga, Javier Tebas, comentou a decisão: “Essa decisão é uma ótima notícia no que diz respeito à luta contra o racismo na Espanha, pois repara o mal sofrido por Vinicius Jr. e envia uma mensagem clara às pessoas que vão a um estádio de futebol para desfilar insultos. A La Liga irá identificá-los, denunciá-los e haverá consequências criminais para eles.”

Seja o primeiro a comentar on "Justiça espanhola condena três torcedores por insultos racistas contra Vinicius Jr"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*