Contribuintes devem se organizar para reunir documentos dentro do prazo estipulado pela Receita Federal
Da Redação
Os contribuintes têm até o dia 31 de maio para apresentar a declaração do Imposto de Renda 2024. Quem ainda não reuniu os documentos necessários para acertar as contas com o Fisco deve se planejar para não perder o prazo. A data limite, que teve início em 15 de março, encerra-se às 23h59 do último dia de maio.
De acordo com o balanço divulgado pela Receita Federal, até a noite de quarta-feira (1º), 20,2 milhões de contribuintes já haviam enviado o documento. Esse número representa 47% do total previsto, que é de 43 milhões de declarações para este ano.
A declaração é obrigatória para aqueles que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 30.639,90 ao longo do ano passado. Os contribuintes que ultrapassarem o prazo limite ficam sujeitos a uma multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido, além do risco de enfrentar problemas com seu CPF.
Para quem enviar a declaração até o dia 5 de maio, há a possibilidade de entrar no primeiro lote de restituição, previsto também para o dia 31 de maio.
A Receita Federal recomenda que os contribuintes que desejam receber rapidamente o valor da restituição enviem o documento até a data limite, mesmo para aqueles que se enquadram na lista de prioridades legais.
O primeiro lote de restituição será pago em 31 de maio, seguido pelos demais em 28 de junho, 31 de julho, 30 de agosto e 30 de setembro.
Além disso, em 10 de maio, vence o prazo para o envio da declaração para aqueles que têm imposto a recolher e pretendem optar pelo pagamento por meio de débito automático na primeira cota ou na cota única.
Seja o primeiro a comentar on "Resta um mês para entrega da declaração do Imposto de Renda 2024; prazo vai até o dia 31"