Elon Musk critica censura em post do ministro Alexandre de Moraes

Debate sobre liberdade de expressão e censura no Brasil

O empresário Elon Musk, proprietário da rede social X (antigo Twitter) e CEO da Tesla, respondeu de forma crítica a um post feito pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, neste sábado.

Em uma publicação na qual Moraes parabenizava o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, pelo novo cargo em 11 de janeiro, Musk questionou o motivo de “tanta censura no Brasil”.

O tema levanta um debate complexo sobre a proporcionalidade das medidas em relação à liberdade de expressão. Moraes tomou diversas medidas contra perfis de redes sociais, tanto através do STF quanto do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), suspendendo uma série de contas de alvos de investigações, incluindo parlamentares e o PCO.

Musk se descreve como um “absolutista da liberdade de expressão” e tem enfrentado polêmicas desde que adquiriu a rede social em 2022. A plataforma reduziu as equipes de moderação de conteúdo, e usuários e especialistas apontam um aumento do discurso de ódio e da desinformação.

No ano passado, o bilionário se pronunciou sobre o PL das Fake News, expressando preocupações sobre o projeto de lei que regulamenta as redes sociais e impõe sanções a plataformas que não removam conteúdos ilícitos dentro de 24 horas após decisão judicial. Apesar da pressão das grandes empresas de tecnologia, a tramitação do PL ficou parada após a aprovação da urgência na Câmara dos Deputados.

Seja o primeiro a comentar on "Elon Musk critica censura em post do ministro Alexandre de Moraes"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*