Irregularidade na escalação de jogador resulta em decisão do Tribunal de Justiça Desportiva
O Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol da Paraíba (TJDF-PB) emitiu uma sentença nesta quarta-feira, determinando que o Atlético-PB perca 13 pontos no Campeonato Paraibano Unipê. A decisão decorre do entendimento de que o clube utilizou o jogador Pedro Bahia de forma irregular em três partidas do estadual. Esta decisão é de primeira instância e pode ser objeto de recurso.
A relatora Mônica Thaís Rodrigues Gomes votou a favor da tese da procuradoria, impondo a punição de 13 pontos ao clube, além de uma multa de R$ 3 mil. Os auditores Maria Eduarda Pereira do Nascimento, Antônio de Arruda Brayner Neto e o presidente da 2ª Comissão Disciplinar, José Gomes Lima Neto, seguiram o parecer da relatora e penalizaram o Atlético-PB de forma unânime. O advogado Osvaldo Sestário atuou na defesa do clube sertanejo.
A procuradoria do órgão, representada pelo procurador Allisson Vitalino, acolheu uma Notícia de Infração interposta pelo São Paulo Crystal, denunciando o clube cajazeirense por violação do artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata da escalação irregular de jogadores.
Pedro Bahia participou das partidas do Trovão Azul contra CSP, Pombal e Treze. Após a denúncia, o jogador foi dispensado do clube sertanejo e não faz mais parte do elenco do Atlético-PB. Vale destacar que o jogador já havia sido punido pelo Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo (TJD-SP) em setembro de 2023.
A suspensão do jogador foi de 200 dias, além de uma multa de R$ 5 mil, referente ao período em que defendia o Fernandópolis, em 2023, na 2ª divisão do Campeonato Paulista. Pedro Bahia foi condenado por envolvimento em manipulação de resultado em São Paulo, conforme o artigo 243 do CBJD.
Seja o primeiro a comentar on "Atlético de Cajazeiras é penalizado com perda de pontos no Paraibano, e está rebaixado para a segunda divisão"