Iniciativa do Governo da Paraíba promove qualidade de vida por meio de fisioterapia e monitoramento digital
Da Redação
Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos idosos, o Projeto Envelhecimento Saudável (PES), uma iniciativa do Governo da Paraíba realizada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), tem atendido semanalmente os residentes do residencial Cidade Madura de Campina Grande. O projeto beneficia 40 idosos por meio de ações que incluem fisioterapia e monitoramento digital.
As atividades são potencializadas pelas novas tecnologias em parceria com o Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Os moradores têm acesso a relógios digitais capazes de fornecer indicadores importantes para auxiliar no atendimento à saúde.
Segundo Gilmara Oliveira, gerente executiva de Proteção Social Básica da Sedh, o PES adota uma abordagem sensível ao processo de envelhecimento, buscando melhorias significativas na locomoção e qualidade de vida dos idosos. As sessões de fisioterapia, aliadas ao uso do relógio digital, têm sido fundamentais nesse processo.
O relógio conectado a um aplicativo oferece parâmetros essenciais para o acompanhamento da saúde, como aferição dos batimentos cardíacos, número de passos e qualidade do sono. Karoline de Andrade, pesquisadora do Nutes, destaca a importância das visitas semanais para sincronizar e analisar as informações geradas pelos dispositivos.
Nágila Larissa Martins, coordenadora do Cidade Madura de Campina Grande, enfatiza o caráter preventivo do trabalho realizado, permitindo intervenções pontuais e assertivas por parte da equipe de saúde do local.
A adaptação ao dispositivo e às atividades tem sido positiva entre os residentes. Clemente de Sousa, aposentado de 84 anos, destaca a utilidade do relógio no acompanhamento da saúde e no suporte às sessões de fisioterapia.
O residencial Cidade Madura é uma iniciativa intersetorial do Governo da Paraíba, envolvendo diversas secretarias estaduais, com o objetivo de proporcionar condições de moradia e assistência adequadas aos idosos.
Seja o primeiro a comentar on "Projeto Envelhecimento Saudável beneficia idosos do residencial Cidade Madura de Campina Grande"