Secretaria de Saúde distribui doses da vacina Qdenga para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos
Da Redação
O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), através do Núcleo Estadual de Imunizações, promoveu uma reunião técnica para alinhamento das estratégias de vacinação contra a dengue nos 14 municípios da 1ª Região de Saúde. Participaram do encontro coordenadores de imunização dos municípios, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB), a Coordenação de Imunização da 1ª Gerência Regional de Saúde e apoiadores institucionais do Projeto Vacina Mais Paraíba.
Após a reunião, a SES distribuiu um total de 37.040 doses da vacina Qdenga para os 14 municípios, que iniciarão a operacionalização da vacinação no público-alvo, composto por crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
A maioria dos municípios iniciará a vacinação a partir da próxima segunda-feira (19). Cada município terá autonomia para definir a data de início da vacinação e as estratégias a serem adotadas.
Durante o encontro, foram apresentados o cenário epidemiológico da dengue na Paraíba, os critérios utilizados pelo Ministério da Saúde para a seleção dos municípios contemplados nesse primeiro momento, e detalhes técnicos da vacina. Foi ressaltada a importância da busca ativa para vacinação nos ambientes escolares e a disponibilização da vacina nas unidades de saúde.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Imunização da SES, Márcia Mayara, foram definidas estratégias específicas para cada município visando iniciar a vacinação no público-alvo o mais breve possível.
Em João Pessoa, a vacinação terá início na próxima segunda-feira (19), em diversos pontos de vacinação, incluindo Unidades de Saúde da Família, Policlínicas municipais e outros locais estratégicos com horários estendidos. O chefe de Imunização da capital, Fernando Virgolino, destacou que a vacina contra a dengue requer duas doses, com intervalo de três meses entre elas.
A coordenadora de Imunização de Lucena, Suélida Rafaela, informou que a vacinação também começará em seu município na próxima segunda-feira (19), com estratégias que incluem a busca ativa nas escolas.
Os critérios para a seleção dos 14 municípios foram baseados em indicadores como alta transmissão nos últimos 10 anos, predominância do sorotipo DENV-2 e maior número de casos no monitoramento 2023/2024. Os municípios contemplados são: João Pessoa, Santa Rita, Cabedelo, Bayeux, Conde, Caaporã, Sapé, Alhandra, Pitimbu, Cruz do Espírito Santo, Lucena, Mari, Riachão do Poço e Sobrado.
A população-alvo para a vacinação é composta por crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, com alto número de hospitalizações por dengue. O esquema vacinal consiste em duas doses, com intervalo de três meses entre elas.
Óbito e Investigação
Um óbito por dengue foi registrado em uma paciente de 24 anos, residente no município de Camalau. Atualmente, há um óbito em investigação para Chikungunya em um homem de 57 anos, residente em Sapé. Um óbito por dengue foi descartado no município de Santa Rita.
Seja o primeiro a comentar on "Governo da Paraíba inicia estratégia de vacinação contra dengue para apenas 14 municípios"