Meio milhão de casos prováveis de dengue no Brasil e a Paraíba ainda aguarda início da vacinação

Na Paraíba, a imunização ainda não teve início, e o governo federal concentrará o envio das vacinas apenas nos municípios da Grande João Pessoa

Da Redação

O Brasil atinge a marca alarmante de meio milhão de casos prováveis de dengue, conforme o mais recente relatório do Painel de Monitoramento de Arboviroses, divulgado pelo Ministério da Saúde. Na Paraíba, a imunização ainda não teve início, e o governo federal concentrará o envio das vacinas nos municípios da Grande João Pessoa. São 512 mil registros nessas condições, com 75 mortes confirmadas pela doença e outras 340 em investigação, dados atualizados até esta segunda-feira (12).

Comparativamente ao mesmo período do ano anterior, o número de casos prováveis quadruplicou, saltando de 128.842 em 2023. O estado de Minas Gerais lidera a estatística, com 171,7 mil casos registrados, seguido por São Paulo, com 83,6 mil, Distrito Federal, com 64,4 mil, e Paraná, com 55,5 mil. Por outro lado, Roraima, Maranhão e Alagoas apresentam menor incidência, com 93, 261 e 290 registros, respectivamente.

Em termos de incidência percentual, o Distrito Federal lidera com 2.286,2 casos por 100 mil habitantes, seguido por Minas Gerais (836,3), Acre (582,2) e Paraná (485,3). Por sua vez, Roraima (14,6/100 mil), Sergipe (17,8) e Piauí (18,9) apresentam os menores índices, conforme o relatório.

A maioria dos registros é de mulheres, representando 55% do total, enquanto os homens correspondem a 45%.

O Ministério da Saúde deu início, neste mês, à distribuição de vacinas contra a dengue para municípios que atendem aos critérios estabelecidos em conjunto com o Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde).

A imunização teve início com crianças de 10 a 11 anos e será progressivamente ampliada conforme novos lotes forem entregues pelo laboratório fabricante. Na primeira fase, 521 municípios brasileiros foram selecionados para a vacinação, através do SUS (Sistema Único de Saúde).

Seja o primeiro a comentar on "Meio milhão de casos prováveis de dengue no Brasil e a Paraíba ainda aguarda início da vacinação"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*