Universidade Federal da Paraíba adota medida que permite a utilização de banheiros e espaços de acordo com a identidade de gênero autodeclarada dos usuários
Da Redação
João Pessoa, 20 de dezembro de 2023 – O Conselho Universitário da Universidade Federal da Paraíba (Consuni-UFPB) tomou a decisão de aprovar o uso dos banheiros da instituição de acordo com a identidade de gênero de cada usuário. A medida, que foi aprovada em reunião na segunda-feira (18), foi confirmada pela assessoria de comunicação da universidade nesta terça (19).
Essa nova política permite que pessoas travestis, transexuais, não binárias e transgêneros utilizem banheiros e outros espaços que são tradicionalmente separados por gênero, de acordo com a identidade de gênero que cada um se identifica, independentemente das informações que constam nos documentos oficiais.
A UFPB ainda não detalhou se a decisão já está em vigor, mas enfatizou a importância de alinhar um novo texto para regular como a decisão será implementada na prática.
Além disso, a universidade sugeriu a produção de cartazes impressos e outras campanhas educativas para orientar a comunidade acadêmica sobre o uso apropriado desses espaços, promovendo a conscientização e o respeito às diversidades de gênero.
Seja o primeiro a comentar on "UFPB aprova uso de banheiros femininos por travestis, transexuais, não binárias e transgêneros"