Assistência emergencial alcança milhares, marcando avanço na saúde cardíaca estadual
Da Redação
João Pessoa, 14 de dezembro de 2023 – O Programa Coração Paraibano, lançado em março de 2023 pelo Governo Estadual, estabeleceu uma rede estruturada para atendimento urgente e emergencial em cardiologia, focada principalmente no infarto agudo do miocárdio. Entre 10 de março e 10 de dezembro de 2023, o programa prestou assistência a 8.060 pacientes, registrando uma média de 895 usuários por mês, aproximadamente 30 pacientes diariamente.
A infraestrutura de atendimento do Coração Paraibano abrange quatro Hemodinâmicas distribuídas nas três macrorregiões do estado: duas no Hospital Metropolitano, em Santa Rita, uma no Hospital de Trauma de Campina Grande e outra no Hospital Regional de Patos. Adicionalmente, conta com 61 ambulâncias equipadas com UTI móvel e duas aeronaves de transporte operadas pelo Grupo de Resgate Aeromédico (Grame).
Jhony Bezerra, secretário de Saúde da Paraíba, destaca o encurtamento das distâncias no tratamento dos pacientes e a rapidez no transporte entre municípios, especialmente entre Cajazeiras e João Pessoa, em menos de duas horas. Ele enfatiza que essa agilidade reduz os riscos de viagens longas, garantindo assistência rápida mesmo durante transferências de pacientes.
Somente em 2023, o Grame executou mais de 338 horas de voo, cobrindo mais de 104 mil quilômetros e realizando 70 transportes aeromédicos. O secretário ressalta que essa logística tem assegurado serviços eficazes de média e alta complexidade em todo o estado.
Bezerra destaca ainda a importância da regionalização da saúde, salientando que, somente este ano, 2.107 usuários da terceira macrorregião receberam atendimento ágil, ressaltando a máxima “tempo é vida” no contexto da saúde. A primeira Macrorregião de Saúde atendeu 3.909 pacientes em 2023, enquanto a segunda, que abrange a região de Campina Grande, atendeu 2.044.
Dos 8.060 atendimentos realizados em 2023, 1.706 foram procedimentos eletivos e 1.033 de urgência, totalizando 2.739 pacientes apenas entre setembro e dezembro.
Seja o primeiro a comentar on "Acesso amplo aos cuidados cardíacos na Paraíba"