Doação de órgãos amplia a perspectiva de vida para receptores em diferentes estados
Da Redação
João Pessoa, 6 de dezembro de 2023 – A nona doação de coração do ano foi registrada pela Central Estadual de Transplantes da Paraíba na última terça-feira. O doador, um paciente de 35 anos internado no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, gerenciado pela Fundação PB Saúde, em Santa Rita, foi vítima de um Acidente Vascular Cerebral Isquêmico. O diagnóstico de morte encefálica foi confirmado após exames clínicos e de imagem conforme protocolo do Conselho Federal de Medicina.
A família consentiu com a doação dos órgãos após entrevista positiva. Coração, fígado, rins e córneas foram doados. A cirurgia de captação iniciou-se no fim da manhã. O coração foi o primeiro órgão retirado e transportado por uma aeronave da Força Aérea Brasileira até o Rio Grande do Norte, onde um receptor de 34 anos aguardava o órgão.
O cirurgião cardíaco, Alexandre Duram, enfatizou a importância da precisão e eficiência do procedimento: “É um procedimento que requer precisão, onde preservamos o coração da isquemia para implantá-lo no receptor dentro de um período de 4 horas. É uma jornada de no mínimo 24 horas, desde a avaliação do doador até o transporte do órgão com apoio de diversas equipes e colaboradores, tudo para beneficiar esses pacientes”.
Os demais órgãos foram captados em seguida. O fígado foi destinado a um receptor de 63 anos no Rio de Janeiro. Um rim foi direcionado a um receptor na Paraíba e o outro rim, a uma receptora em São Paulo. As córneas foram encaminhadas para o Banco de Olhos.
Rafaela Dias, diretora da Central de Transplantes, ressaltou os avanços no número de doações e transplantes na Paraíba: “O aumento de 200% nas doações de coração e o crescimento nas doações e transplantes de outros órgãos coloca nosso estado em destaque. Isso só foi possível graças ao consentimento das famílias e aos investimentos na capacitação de nossa equipe pela Secretaria de Saúde”.
No corrente ano, foram realizados 233 transplantes de órgãos na Paraíba, enquanto 541 pessoas permanecem na lista de espera, com 339 aguardando por córneas, cinco por um coração, 22 por um fígado e 175 por um rim.
Seja o primeiro a comentar on "Central de Transplantes da Paraíba regista nona doação de coração em 2023"