Tribunal de Contas do Estado da Paraíba investigará uso de recursos públicos em convênios com instituição suspeita de desvio de verbas
Da Redação
João Pessoa, 23 de novembro de 2023 – O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) anunciou a instauração de inspeções especiais em diversas secretarias do estado e da prefeitura de João Pessoa. O foco das inspeções é a análise das transferências de recursos públicos ao Instituto São José, entidade mantenedora do Hospital Padre Zé. O ex-diretor da unidade hospitalar, padre Egídio de Carvalho Neto, está sendo investigado por suspeita de desvio de até R$ 140 milhões.
O presidente do TCE-PB, Nominando Diniz, informou que as inspeções foram determinadas após a elaboração de um relatório de inteligência, que aponta irregularidades em convênios firmados entre as secretarias e o Instituto São José. Segundo Diniz, há indícios de que os recursos, que deveriam ser destinados para ações sociais, foram desviados para outros fins.
A decisão do TCE-PB ocorre no contexto da Operação Indignus, que investiga o suposto desvio de verbas no Hospital Padre Zé. Padre Egídio de Carvalho, juntamente com outras duas ex-diretoras do hospital, foi preso na segunda fase da operação, conduzida pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Paraíba.
As inspeções buscarão esclarecer a real destinação dos fundos e as responsabilidades pelas irregularidades detectadas.
Seja o primeiro a comentar on "Caso Padre Zé: TCE-PB inicia inspeções em secretarias do governo por transferências ao Instituto São José"