João Azevêdo, que é membro titular do Conselho da Federação, destacou a importância dessa iniciativa para a construção de soluções conjuntas envolvendo todas as esferas de governo
Brasília, 25 de outubro de 2023 – O presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste) e governador da Paraíba, João Azevêdo, esteve presente em Brasília nesta quarta-feira (25) ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para a instalação do Conselho da Federação. Este conselho tem como objetivo a pactuação de estratégias conjuntas entre o governo federal, estados e municípios, visando o desenvolvimento econômico sustentável e a redução das desigualdades sociais e regionais.
Nessa primeira reunião do colegiado, foram definidas as Câmaras Técnicas de Fortalecimento da Gestão e da Cooperação Federativa; Desenvolvimento Econômico Sustentável e Mudança do Clima; e Políticas Sociais e Combate às Desigualdades, que serão instaladas no dia 22 de novembro.
O Conselho da Federação é composto por 18 integrantes, com representação paritária dos três níveis de governo. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, preside o órgão, que também inclui outros representantes do governo federal, governadores e representantes de entidades municipalistas.
O governador João Azevêdo, que é membro titular do Conselho da Federação, destacou a importância dessa iniciativa para a construção de soluções conjuntas envolvendo todas as esferas de governo. Ele enfatizou que essa ferramenta proporcionará avanços significativos para o desenvolvimento do país por meio do diálogo entre todas as instâncias governamentais.
O presidente Lula também ressaltou a relevância do Conselho da Federação como um marco histórico para o processo democrático, enfatizando a importância do diálogo e da busca por soluções para o bem-estar da população.
O ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Alexandre Padilha, destacou a importância desse momento para o país, fortalecendo as relações republicanas e promovendo cooperação entre governadores e prefeitos para construir ações e políticas públicas que beneficiem a nação.
A solenidade contou com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e dos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) e Rui Costa (Casa Civil), além de governadores e prefeitos de vários estados do país.
Composição do Conselho da Federação
→ Presidente – Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República
→ Vice-presidente – Geraldo Alckmin, vice-presidente da República
Membros
→ Alexandre Padilha, ministro das Relações Institucionais
→ Rui Costa, ministro-chefe da Casa Civil
→ Simone Tebet, ministra do Planejamento e Orçamento
→ Fernando Haddad, ministro da Fazenda
→ Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal (Fórum dos Governadores)
→ Renato Casagrande, governador do Espírito Santo (Consórcio de Integração Sul e Sudeste)
→ Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul (Consórcio de Integração Sul e Sudeste)
→ Mauro Mendes, governador do Mato Grosso (Consórcio Brasil Central)
→ Helder Barbalho, governador do Pará (Consórcio Amazônia Legal)
→ João Azevedo, governador da Paraíba (Consórcio Nordeste)
→ Paulo Roberto Ziulkoski e Ivo Rezende Aragão (Confederação Nacional dos Municípios)
→ Edvaldo Nogueira Filho e Eduardo Paes (Frente Nacional de Prefeitos)
→ Ary José Vanazzi e José Ordinan Ortolan (Associação Brasileira de Municípios).
Da Redação
Seja o primeiro a comentar on "Governador João Azevêdo toma posse no Conselho da Federação, em Brasília"