Programa Opera Paraíba realiza mais de 6.600 cirurgias de catarata no estado

O Programa Opera Paraíba oferece procedimentos oftalmológicos itinerantes, alcançando um total de 6.626 cirurgias de catarata realizadas de janeiro a setembro de 2023

Da Redação

João Pessoa, 24 de outubro de 2023 – O Programa Opera Paraíba atingiu uma notável marca, realizando 6.626 cirurgias de catarata no estado desde o início de 2023 até setembro. Somente no mês de setembro, foram realizados 1.811 procedimentos cirúrgicos em diversas cidades paraibanas, incluindo Solânea, Cajazeiras, Coremas, Taperoá, Itabaiana, Picuí, Queimadas, Mamanguape e Campina Grande.

A catarata é uma condição oftalmológica com alta demanda, sendo a especialidade que recebe o maior número de procedimentos disponibilizados pelo Programa Opera Paraíba. Isso se deve ao fato de que, na maioria dos casos, os pacientes precisam de cirurgias em ambos os olhos.

Em 2021, o programa realizou 3.933 cirurgias de catarata, e em 2022, esse número aumentou para 7.392 cirurgias. Desde a criação do Programa Opera Paraíba em 2019, um total de 17.945 paraibanos já foram beneficiados com o procedimento, permitindo que eles recuperassem a qualidade de visão.

Um dos beneficiados pelas cirurgias de catarata é Seu Manoel Vicente, morador de Queimadas. Como garçom, ele expressou sua gratidão por ter sido contemplado com a cirurgia e mencionou seu desejo de poder voltar a trabalhar. “Foi uma ação muito importante, porque financeiramente eu não poderia fazer essa cirurgia, foi um negócio muito bom que o Governo do Estado fez para gente”, disse.

Outra beneficiária, Dona Lucinete Sousa, da cidade de Pedras de Fogo, enfatizou como a cirurgia mudará sua vida cotidiana. Agora, ela poderá realizar tarefas simples, como colocar o café na garrafa, com muito mais facilidade. “Com essa cirurgia, se Deus quiser, vou conseguir fazer só”, comemorou.

As cirurgias são realizadas de forma itinerante por meio de mutirões, com uma média de 50 cirurgias por dia nos hospitais da rede estadual de saúde. Além da catarata, o Programa Opera Paraíba passou a oferecer a retirada de pterígio a partir de abril deste ano.

Jhonny Bezerra, secretário de Saúde da Paraíba, ressaltou que as mais de 6 mil cirurgias de catarata realizadas demonstram o fortalecimento da interiorização da saúde no estado. “Estamos cumprindo a meta do governo estadual de levar a saúde para perto das pessoas, fazendo com que todas as regiões da Paraíba tenham capacidade de atender aos usuários do SUS com a mesma qualidade e eficiência dos grandes centros, não sendo mais necessário fazer longos deslocamentos para ter acesso ao tratamento de saúde”, afirmou o secretário.

Para participar do programa, os pacientes são encaminhados através das Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) de seus municípios. A demanda é registrada no Opera Paraíba, através da Secretaria de Saúde, que organiza a fila de cirurgias e direciona os pacientes para o hospital mais próximo. A população também pode se cadastrar por meio do site opera paraíba, inserindo exames e encaminhamentos médicos.

Essa iniciativa do Programa Opera Paraíba tem contribuído significativamente para melhorar a qualidade de vida e a saúde ocular dos cidadãos paraibanos, garantindo que eles possam desfrutar de uma visão mais nítida e restaurar sua independência visual

Seja o primeiro a comentar on "Programa Opera Paraíba realiza mais de 6.600 cirurgias de catarata no estado"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*