Parceria visa universalizar a conectividade em escolas públicas e beneficiar 138,3 mil instituições até 2026
Por Redação
Brasília, 27 de setembro de 2023 – O governador João Azevêdo participou nesta terça-feira (26) de uma cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para o lançamento da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas. Durante o evento, o presidente Lula assinou um decreto que cria o Comitê Executivo responsável por coordenar políticas para universalizar a conectividade nas escolas públicas de educação básica.
A meta do programa é beneficiar 138,3 mil instituições de ensino com conectividade para uso administrativo e pedagógico até o ano de 2026. O governador João Azevêdo destacou a importância dessa parceria entre os entes federados para ampliar os investimentos em tecnologia nas escolas públicas.
“Na Paraíba, nós temos investido fortemente em laboratórios de informática, distribuído chips com dados de internet para alunos e profissionais da rede de ensino, além de fornecer notebooks para professores. Construir mais essa parceria para ampliar o acesso dos nossos estudantes aos materiais pedagógicos é fundamental para assegurar mais oportunidades e um futuro melhor para as nossas crianças e jovens”, afirmou o governador.
O ministro da Educação, Camilo Santana, enfatizou que o programa lançado faz parte do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e engloba diversos eixos de atuação. Ele ressaltou a importância de educar com inclusão e cidadania digital, levando conectividade para garantir o acesso dos estudantes aos conteúdos pedagógicos.
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, afirmou que a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas representa um marco importante para a educação pública e o fomento da inclusão digital. Ele destacou que essa ação irá transformar a vida dos estudantes e professores do país, massificando o uso da internet nas escolas como um instrumento de desenvolvimento social e econômico.
A solenidade contou com a presença de governadores, parlamentares, ministros de Estado e auxiliares da gestão estadual, incluindo Deusdete Queiroga, secretário da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos, Adauto Fernandes, secretário executivo da Representação Institucional, e Ronaldo Guerra, chefe de Gabinete do Governador.
Seja o primeiro a comentar on "Governador João Azevêdo e presidente Lula lançam Estratégia Nacional de Escolas Conectadas"