Capital paraibana enfrenta alagamentos e deslizamentos de terra após acumular 178,4 mm de chuva em um único dia
Nesta sexta-feira (7), João Pessoa, capital da Paraíba, registrou o maior volume de chuva diária já registrado para o mês de julho nos últimos 60 anos, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A cidade acumulou um total de 178,4 milímetros de precipitação, ultrapassando o recorde anterior de 150,1 milímetros registrado em 5 de julho de 1963.
O elevado volume de chuva causou diversos transtornos, com pontos de alagamento por toda a cidade. Além disso, foi registrado um deslizamento de terra próximo a uma residência. Felizmente, a barreira não atingiu a casa, onde estavam presentes nove pessoas, incluindo um casal e sete crianças, que se assustaram com o ocorrido, mas não sofreram ferimentos.
Em função das fortes chuvas, o Inmet emitiu um alerta vermelho para acumulado de chuvas em 12 cidades do litoral paraibano, assim como em outras áreas do estado. O aviso permanecerá válido até as 10h de sábado (8).
O alerta vermelho destaca os grandes riscos de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas nas cidades identificadas como áreas de risco. Além do alerta vermelho, também foram emitidos alertas laranja e amarelo para outras localidades.
Confira abaixo a lista das cidades em alerta vermelho:
- Alhandra
- Bayeux
- Caaporã
- Cabedelo
- Conde
- Cruz do Espírito Santo
- João Pessoa
- Lucena
- Pedras de Fogo
- Pitimbu
- Rio Tinto
- Santa Rita
Além disso, outras cidades estão em alerta laranja, indicando atenção para as condições climáticas adversas. É importante que a população esteja vigilante e tome as devidas precauções diante das condições meteorológicas desfavoráveis.
Seja o primeiro a comentar on "João Pessoa registra maior volume de chuva para o mês de julho em 60 anos, alerta do Inmet"