O Programa Eu Lidero da ONG Oliveira Foundation desenvolve habilidades socioemocionais em crianças e adolescentes, como as da Associação Cultural Pisada do Sertão, que promove atividades culturais na Paraíba
Na pequena cidade de Poço de José de Moura (PB), o projeto Pisada do Sertão vem mudando a vida de crianças, adolescentes e suas famílias. A sede dessa instituição proporciona a esse público um conhecimento cultural sobre a história de um Brasil que, por vezes, passa despercebida pelos alunos em sala de aula. Como parte do projeto, as crianças são incentivadas a elaborar pesquisas sobre a cultura nordestina, contribuindo para o desenvolvimento social dos seus territórios.
Em paralelo ao trabalho da Pisada do Sertão, uma outra organização social – a Oliveira Foundation – oferece aos participantes do projeto uma formação em inteligência emocional a partir do Programa Eu Lidero. “Levar educação socioemocional potencializa os efeitos de projetos sociais como o Pisada do Sertão”, explica Fabiane Oliveira, fundadora da ONG. “A Oliveira Foundation direciona os esforços do Eu Lidero para as periferias, pois é dentro das comunidades que os projetos sociais são mais necessários e, ao mesmo tempo, desacreditados, por uma população desassistida e sem esperança”, acrescenta.
Fabiane nasceu na periferia de São Paulo e conhece bem essa realidade.“Eu nasci em uma família pobre mas não me conformava com a vida de escassez. Fundei a Oliveira Foundation em 2019, pois sou um exemplo de que é possível mudar de vida a partir de uma nova mentalidade voltada para liderança.”
O programa Eu Lidero foca na autoliderança de crianças e adolescentes de 9 a 18 anos, a partir do desenvolvimento das habilidades de relacionamento interpessoal e intrapessoal; fortalecimento da autoestima e valor próprio; gerenciamento das emoções; tomada de decisão responsável; liderança para maior autonomia; entre outros benefícios.
A Oliveira Foundation tem sede nos Estados Unidos, mas já atua nas mais diversas regiões brasileiras, de norte a sul do país. Para 2023, a previsão é que o Programa Eu Lidero beneficie 200 mil jovens em todos os estados brasileiros. O programa tem o aval da Maxwell Leadership Foundation, que replica o método de transformação desenvolvido pelo best seller (New York Times) John C. Maxwell, com mais de 30 milhões de livros vendidos e 92 títulos publicados sobre liderança.
A Associação Pisada do Sertão, fundada em 2004, pela professora Ana Neiry de Sousa, nasceu com grupos de dança regionais formados por jovens que buscavam na dança uma maneira de ressignificar sua condição de ociosidade e vulnerabilidade social. Esta iniciativa proporcionou a formação de novos jovens líderes na comunidade, que protagonizam espaços educativos e construções de projetos de vida.
O projeto impacta a vida de mais de 26 mil pessoas e reconhece a cultura como instrumento de inclusão e desenvolvimento social. O Pisada do Sertão também desenvolve projetos que buscam promover direitos de crianças e adolescentes por meio de atividades socioeducativas, culturais e esportivas.
A união entre as duas entidades é de caráter colaborativo, pois ao mesmo tempo em que a Oliveira Foundation fornece uma formação socioemocional, o projeto Pisada do Sertão mostra como uma comunidade inteira pode ser beneficiada através do esporte, educação, cultura e autoconhecimento. “Nós não somente ensinamos, nós também aprendemos todos os dias. Eu estou muito feliz com a parceria com o Projeto Swell e espero que ela cresça muito, porque nós estamos unidos em valor, integridade e em transformação”, diz Fabiane.
Qualquer escola ou projeto social estão aptos a participar do programa Eu Lidero, gratuitamente. Basta entrar no site da ONG Oliveira Foundation e preencher o formulário.
Seja o primeiro a comentar on "Educação Socioemocional é adotada em projeto social da Paraíba"