Especialistas da Lévi Saúde Integrada explicam como trabalho preventivo de excelência e integrado resulta em uma recuperação de sucesso
Nem tudo é festa em tempos de Copa do Mundo. O Brasil estreou o maior campeonato de futebol do planeta com vitória, mas recebeu a notícia de que seu craque, Neymar, estaria fora dos próximos jogos devido a uma lesão. Naquele momento, a permanência do atleta era uma desgostosa incógnita para os brasileiros. Porém, graças ao trabalho de um verdadeiro time, ou, mais especificamente, uma equipe de profissionais especializados, o jogador pode voltar aos campos apenas alguns dias depois. Os especialistas da Lévi Saúde Integrada ressaltam a importância de um trabalho preventivo de excelência e integrado, além de um pós-trauma individualizado para uma recuperação de sucesso.
Sobre a prevenção, Uyrá Mangueira, fisioterapeuta da clínica, explica que há muito que pode ser feito. “Para um atleta de alto rendimento, sua participação na temporada de jogos é de extrema importância. A fisioterapia preventiva atua com exercícios de mobilidade e fortalecimento específicos para o gesto esportivo. No contexto do futebol, os atletas e praticantes têm uma excelente ferramenta preventiva, o protocolo FIFA 11+.”
FIFA 11+
De acordo com Uyrá, FIFA 11+ “é um programa de aquecimento completo, atestado por diversos estudos científicos, com foco na prevenção e saúde dos atletas. O programa contempla atividades de corrida, alongamentos dinâmicos, fortalecimento do CORE e membros inferiores, equilíbrio e agilidade. A maior vantagem é ser um programa de fácil aplicação onde são necessários equipamentos cones e bolas e pode ser concluído em média em 20 minutos”
É composto por três partes:
Corrida lenta associada a alongamentos e contato com parceiro;
Seis exercícios voltados para força de membros inferiores e CORE, além de equilíbrio e pliometria com a possibilidade de aumentar o nível de dificuldade;
Exercícios de velocidade moderada associados a mudanças de direção.
Caso exista a lesão traumática, a fisioterapia entra com recursos anti-inflamatórios, de proteção e recuperação. Para cada região lesionada, existem programas de reabilitação validados por estudos científicos. Mas nenhum deles é uma receita rígida, é necessário avaliar todo o conjunto músculo esquelético do paciente e aplicar as terapias e técnicas necessárias. Uyra ainda enfatiza a necessidade de muita empatia e acolhimento. E é aí que entra o trabalho do psicólogo.
Trabalho psicológico
Segundo a psicóloga da Lévi Saúde Integrada, Anna Penna, o psicólogo tem um papel importante na prevenção e recuperação do atleta de alto nível. “Fatores psicológicos estão associados ao rendimento no esporte, predisposição a lesões, tempo e nível de sucesso na reabilitação e retorno ao esporte. O psicólogo ajuda a desenvolver habilidades com o atleta de prevenção às lesões e enfrentamento delas, consequentemente garantindo um melhor rendimento”.
Penna esclarece como um trauma pode ser menos impactante. “O profissional pode atuar na manutenção da motivação para que o atleta se engaje no tratamento. O cuidado com as questões psicológicas e a percepção do atleta sobre a sua lesão são fundamentais para o menor impacto do trauma e a recuperação mais rápida e eficaz. Dessa forma, a reabilitação e o retorno ao esporte pode se tornar um processo mais leve possível”, informa.
Nutrição
Nutricionista da clínica, Larissa Rariane Souza faz questão de destacar a relevância de um trabalho de nutrição bem-feito. “Para ter um excelente condicionamento físico, a alimentação do atleta é fundamental. É preciso fornecer nutrientes essenciais por meio de uma dieta balanceada, como proteína, lipídios, carboidratos e minerais. Vitaminas A, E, C, D e algumas do complexo B fazem total diferença na vida de um esportista, porque é fornecido mais energia e, consequentemente, ele tem mais disposição e uma melhor recuperação muscular”.
Serviço
Site: levisaudeintegrada.com.br
Endereço: SCN Quadra 01, Bloco F, Ed. America Office Tower, Salas 512 a 514, Asa Norte, CEP 70711-905, Brasília/DF.
Contato: (61) 3328-9566, (61) 99384-5772 e (61) 98275-0333.
Instagram: @levisaudeintegrada
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.
Especialidades: Fonoaudiologia, Psicologia, Nutrição, Fisioterapia, Clínica Médica, Endocrinologia, Psiquiatria, Feldenkrais e Massagem.
Seja o primeiro a comentar on "Caso de Neymar ressalta a importância de tratamento integrado na prevenção e no pós trauma de atletas"