Uso da internet modifica o perfil de vendas de veículos nas concessionárias

Cerca de 84% dos brasileiros usam a internet para pesquisas dentro das concessionárias

Muitas vezes os leads (uma pessoa que tem, de alguma forma, interesse nos produtos ou serviços da sua empresa) não vêm das visitas dos clientes, mas das redes sociais de cada concessionária. A internet automaticamente transformou o jeito de vender carros: prospecção pelo Whatsapp; tira-dúvidas pelo inbox, no Facebookapp para agendamento de horário. Essa nova realidade vem chamando a atenção dos concessionários.

A tendência é que as empresas invistam cada vez mais em treinamento qualificado e técnico aos colaboradores. Na avaliação do vice-presidente do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos Automotores do Distrito Federal (Sincodiv-DF), Alessandro Soldi, os consumidores buscam hoje uma interação diferente de quatro anos atrás.

“É preciso adotar verdadeiramente a internet nas lojas, especialmente a móvel. As concessionárias devem ajustar todos os processos e suas operações para acomodar esta modalidade de interação com o cliente. Nas redes sociais é sempre bom promover ações, eventos e campanhas”, alerta Soldi.

É tanto entusiasmo que o tempo gasto na compra do carro novo num ambiente online de vendas gira em torno de 11 horas. Segundo Santiago Chamorro, presidente da General Motors do Brasil, em fala no 26º Congresso & Expo Fenabrave, “Tornou-se comum eles solicitarem a senha do Wi-Fi nas concessionárias, por exemplo. Não à toa, as pesquisas acusam que cerca de 84% dos brasileiros usam a internet para pesquisas na hora da negociação dentro das concessionárias, e, aproximadamente 87% iniciam a busca virtualmente”, diz.

Para Soldi, transformar a experiência do cliente em algo inesquecível deve ser a pauta número um de toda empresa. “É fácil cobrir o preço, mas surpreender o consumidor gera naturalmente um buzz e muitos leads”, comenta o vice-presidente do Sincodiv-DF. A satisfação e fidelidade do cliente, a participação de mercado e a rentabilidade são o que garantem sucesso nas vendas.

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