Secretário destaca condução do prefeito Bruno Cunha Lima na construção de solução para um impasse histórico
Um dia de vitória e alegria para Campina Grande. É assim que se pode definir esta terça-feira, 05 de abril de 2022. Após duas décadas de grandes imbróglios, a Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Planejamento (Seplan), comemora a autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), para a requalificação do prédio do antigo Cine Capitólio, localizado no Centro da cidade. O anúncio foi feito pelo prefeito Bruno Cunha Lima, durante uma live em suas redes sociais.
De acordo com o secretário Felix Neto, titular da Seplan, a conquista foi possível graças ao amplo diálogo mantido pela Prefeitura, por orientação do prefeito Bruno Cunha Lima, com o Iphaep, ao ser feita a adequação do projeto de requalificação do antigo cinema às exigências técnicas e legais do Instituto.
Felix Neto diz ter orgulho do projeto criado pela equipe de arquitetos e urbanistas da Seplan, liderada pelo secretário-executivo Túlio Duda Paz e pela gerente de Projetos Arquitetônicos e Desenho Urbano, Aída Pontes.
A equipe atuou, desde a primeira reunião da atual gestão com o Iphaep – em 23 de julho de 2021 -, na criação de um projeto que cumpre às normas de conservação do patrimônio, mas que tenha, em sua essência, as características de Campina Grande.
Algumas revisões e adaptações foram realizadas, ao longo das reuniões, o que possibilitou a finalização de um projeto que resgata a memória afetiva do antigo cine-teatro, coerente com a normatização do Iphaep, cuja equipe do ressaltou que o trabalho está adequado às normas e leis que regem o patrimônio histórico.
História
Inaugurado em 20 de novembro de 1934, o Cine Capitólio era o mais moderno e imponente cinema da cidade. Entre outras ações, eram exibidos filmes inéditos, possuía ar-condicionado e tela de melhor qualidade para a época. Passou por mudanças estruturais e passou a comportar pelo menos mil pessoas.
O Cine Capitólio também foi o principal auditório da cidade e recebeu espetáculos teatrais, festas sociais, políticas e culturais, palco de discursos de pessoas ilustres como Carlos Lacerda e Assis Chateaubriand, apresentações de Dalva de Oliveira e Caubi Peixoto e outros, até a construção do Teatro Municipal Severino Cabral, em 1963.
Após o fim de suas atividades, o Cine Capitólio foi adquirido pela Prefeitura de Campina Grande. Posteriormente, em fevereiro de 2000, o Iphaep realizou o tombamento da edificação.
Seja o primeiro a comentar on "Prefeitura de Campina Grande manteve amplo diálogo com o Iphaep para chegar ao projeto ideal de requalificação do Cine Capitólio"