8 DICAS PARA UMA VIDA MAIS SEGURA NA INTERNET

Cylance compila uma lista de orientações de segurança para todos os usuários da web no Dia da Internet Segura

Lançado há 15 anos pela Insafe Network, o Dia da Internet Segura (SID, da sigla em inglês para Safer Internet Day) acontecerá na terça-feira, 5 de fevereiro de 2019. Do cyberbullying às redes sociais, todos os anos o SID visa sensibilizar para as questões de segurança online e escolhe um tópico que retrate as preocupações atuais. O slogan da campanha, “Juntos por uma Internet melhor”, é um chamado para que todos se unam e desempenhem seu papel na criação de uma Internet melhor para todos.

Com isso em mente, a Cylance, fornecedora líder de soluções preventivas de segurança baseadas em inteligência artificial (IA), reuniu algumas dicas e hábitos que são muito simples e podem ajudar a manter seu computador e informações seguros:

  1. Certifique-se de que todos os seus dispositivos estejam totalmente atualizados para as versões mais recentes. Especialmente atualizações da Apple, Google, Microsoft e Adobe. Empresas de software e hardware lançam regularmente atualizações para corrigir vulnerabilidades de segurança que poderiam colocar seus usuários em risco. Não atualizar seu software é o equivalente a ignorar os recalls da fabricante de seu carro.
  1. Use um gerenciador de senhas que possa criar aleatoriamente senhas longas e exclusivas para cada uma de suas contas online. As pessoas geralmente usam senhas curtas e as reutilizam para várias contas. No entanto, se essas credenciais forem comprometidas, os criminosos poderão acessar todas essas contas de uma só vez.
  1. Não clique em e-mails ou links enviados por uma pessoa ou empresa que você não conhece ou uma newsletter para a qual não se inscreveu. Uma das fraudes mais comuns é usar e-mails de phishing que induzem as pessoas a clicar em links infectados que baixam o malware em seus computadores – e, quando o sistema é infectado, os hackers podem acessar tudo: documentos, informações financeiras e pessoais, nomes de usuário, senhas, fotos, histórico de navegação etc.
  1. Suspeite de pechinchas “boas demais para ser verdade” e ofertas que você recebe por e-mail ou mensagem de texto. Os cibercriminosos usam a alta demanda por produtos e o desejo dos consumidores de economizar dinheiro como uma manobra para atrair vítimas inocentes.
  1. Desconfie de sites com os quais você não está familiarizado. Prefira sites de e-commerce de boa reputação para fazer suas compras on-line. Se você decidir comprar mesmo assim, use um número de cartão temporário, fornecido pela maioria dos bancos hoje em dia. Os cibercriminosos podem facilmente criar sites falsos, às vezes fingindo ser um site respeitável, e atrair pessoas para infectá-los com malware ou solicitar informações pessoais ou financeiras.
  1. Não se conecte à redes de WiFi desconhecidas ou sem senha. Os cibercriminosos podem criar redes falsas de WiFi que parecem ser legítimas, nomeando seu ponto de acesso após provedores de serviços de Internet comuns ou usando a palavra “grátis” no nome para que as pessoas tentem se conectar. Uma vez conectados, os bandidos podem assistir o que você fizer online (incluindo a captura de nomes de usuário, senhas, informações de cartão de crédito etc.).
  1. Se você não estiver usando o Bluetooth do seu celular, desligue-o. Vulnerabilidades foram encontradas no Bluetooth que permitem que hackers acessem seus dispositivos sem o seu conhecimento.
  1. Use uma solução antivírus de última geração, como a Cylance, que não depende de assinaturas. Em vez disso, ela usa inteligência artificial para identificar malware de forma preventiva. As soluções antivírus baseadas em assinaturas são reativas e não conseguem acompanhar o volume de malware que vemos hoje no mundo, especialmente contra malware exclusivo de um país específico, como o Brasil. Se você tiver de usar um antivírus tradicional, verifique se está atualizando suas assinaturas várias vezes ao dia.

“No final, a verdadeira segurança só virá com a educação da única parte do processo que nunca pode ser consertada: o usuário final”, diz Christopher Bray, vice-presidente sênior e gerente geral de Consumer na Cylance. “É necessário usar o bom senso ao acessar a internet e todas as suas incríveis ferramentas. É como a sua própria casa: se você não está à espera de companhia e a campainha toca, você vai abrir a porta sem verificar o olho mágico?”

Sobre o Dia da Internet Segura

Ao longo dos anos, o Dia da Internet mais Segura (SID) tornou-se um marco no calendário de segurança online. Começando como uma iniciativa do projeto SafeBorders da UE em 2004 e assumido pela rede Insafe como uma de suas primeiras ações em 2005, o Dia da Internet Segura cresceu além de sua tradicional zona geográfica e agora é celebrado em aproximadamente 140 países em todo o mundo.

Sobre a Cylance

A Cylance desenvolve inteligência artificial (IA)para fornecer produtos de segurança preventivos e soluções inteligentes, simples e confiáveis, que mudam a forma como as organizações abordam a segurança de terminais. A Cylance fornece prevenção e visibilidade de ameaças de espectro total em toda a empresa para combater os ataques de segurança cibernética mais notórios e avançados. Com prevenção de malware baseada em IA, detecção de ameaças, detecção e resposta automatizadas e serviços de segurança especializados, a Cylance protege o endpoint sem aumentar a carga de trabalho ou os custos da equipe. Nós chamamos isso de Ciência da Segurança. Saiba mais em www.cylance.com.

Seja o primeiro a comentar on "8 DICAS PARA UMA VIDA MAIS SEGURA NA INTERNET"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*