Alguns dos jovens que representam o futuro da ciência e tecnologia do Rio Grande do Sul foram recebidos pelo governador José Ivo Sartori nesta terça-feira (26), no Palácio Piratini. Filipe Mesquita Machado, Kauê Mesquita da Silva e Valmor Rosa de Araújo, da Escola Rural de Osório, foram saudados pelo governador após se destacarem na Genius Olympiad 2018. A feira internacional, organizada pela Universidade de Nova York, nos Estados Unidos, reúne estudantes de Ensino Médio que desenvolvem projetos de sustentabilidade ambiental.
Acompanhados das orientadoras, as professoras Kátia Airoldi e Juliana Hogetop, os gaúchos de Palmares do Sul e Mostardas se credenciaram para a competição estrangeira – realizada entre 11 e 16 de junho – depois de ganharem o primeiro lugar no quesito inovação científica e no eixo ciências agrárias na última Feira Brasileira de Iniciação Científica, do Instituto Brasileiro de Iniciação Científica, em Santa Catarina no ano passado.
O projeto deles, entitulado Hidrogel e Microorganismos: uma interação sustentável, consiste na produção e utilização de um hidrogel biodegradável no cultivo de plantas. O processo diminui o volume de água para irrigação, colaborando com o meio ambiente e os recursos hídricos.
Valmor de Araújo, de 17 anos, conta que a experiência foi inesquecível. “O Brasil foi o segundo mais premiado na feira, perdendo apenas para os EUA. Foi uma experiência incrível e muito importante pela integração cultural que vai ficar para sempre na nossa memória”, disse.
Seja o primeiro a comentar on "Jovens cientistas que se destacaram em feira internacional são recebidos no Piratini"