O Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química, em Aparecida de Goiânia (Credeq – Prof. Jamil Issy), da SES comemora dois anos de fucionamento. A unidade de Aparecida de Goiânia integra a Rede de Atenção Psicossocial de Goiás, com oferta de tratamento em regime ambulatorial e de internação articulados com os outros serviços da Rede. Com a finalidade de atender casos graves da dependência química (adicção), a unidade se somará a outras quatro e mais o Centro Estadual de Avaliação Terapêutica Álcool e Droga (Ceat-AD/Geed), formando a Rede Credeq.
Atualmente, o Credeq Prof. Jamil Issy atende casos regulados e oriundos de serviços do sistema de saúde. A ampliação dos pontos de encaminhamento, desde dezembro de 2017, tem viabilizado a democratização do acesso aos serviços. A contratação de ônibus para o transporte dos pacientes, o contato direto com as secretarias de saúde dos município,s localizados no raio de 200 quilômetros da sede do Credeq, assim como a liberação das 108 vagas de internação apenas para o público adulto tem facultado metas mais realistas da demanda.
Para o próximo Termo Aditivo, a ser assinado nos próximos dias, entre a SES-GO e a Comunidade Luz da Vida, responsável pela administração, não se irá, por exemplo, mensurar o tratamento a partir de altas, mas por atendimentos. Ao contrário de outras 22 unidades de saúde de Goiás, o paciente do Credeq – Prof. Jamil Issy realiza tratamento em longo prazo, já que a dependência química é considerada uma doença crônica.
Seja o primeiro a comentar on "Credeq comemora dois anos de funcionamento"