Hospital Metropolitano recebe visita técnica de unidades de saúde do Rio Grande do Norte

Uma comitiva de integrantes de duas unidades de saúde potiguares esteve no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires nesta quinta-feira (21), para conhecer suas instalações e fluxos regulatórios. Os participantes da visita fazem parte do Hospital Universitário Ana Bezerra, localizado no município de Santa Cruz, e do Hospital Infantil Varela Santiago, de Natal, ambos no Rio Grande do Norte.

A visita foi motivada pelo perfil semelhante existente entre o Metropolitano e as unidades de saúde do RN, que desejam ampliar sua capacidade e complexidade e, para isso, irão se espelhar em diversos aspectos da unidade de saúde paraibana.

Para a gerente de regulação da Secretaria de Saúde, Luciana Suassuna Dutra, essa visita é muito importante porque esses hospitais são serviços com perfil em neurologia com os quais o Hospital Metropolitano terá um link no futuro, como centro de referência ligado ao Cadastro Nacional de Regulação de Alta Complexidade (CNRAC).

“Essa visita é essencial para conhecer o nosso padrão de qualidade, nosso perfil, nosso fluxo, para trabalhar em conjunto em um futuro bem próximo”, comentou Luciana, ressaltando que o SUS tem o grande desafio de fazer com que a população e a rede de saúde tenham entendimento que a regulação existe para garantir a vaga do usuário e qualificar seu acesso ao serviço de alta complexidade.

visita metropolitano11 270x173 - Hospital Metropolitano recebe visita técnica de unidades de saúde do Rio Grande do NorteO chefe de infraestrutura do Hospital Universitário Ana Bezerra e voluntário do Hospital Infantil Varela Santiago, Luiz Ricardo Carvalho, ressaltou que a visita contribuiu para o compartilhamento de conhecimento, interação com novas tecnologias em saúde e verificação do funcionamento de sistemas e de espaços que os hospitais potiguares não dispõem atualmente.

“Decidimos vir conhecer o Hospital Metropolitano para ver um espaço novo construído nos padrões, já que nossos hospitais são antigos e trabalhamos muito com reformas, o que nem sempre possibilita aplicar todas as normas, sendo necessárias frequentes adequações. É um projeto de grande porte em uma região que precisa desse tipo de equipamento, com tecnologias adequadas, com funcionamento ideal. É uma realidade de como deve ser o padrão e não uma adaptação”, comentou Luiz Ricardo, que é arquiteto.

Francisco Régis da Costa Neto, administrador do Hospital Infantil Varela Santiago, elogiou a estrutura e observou como a regulação de um serviço como esse pode ser desafiadora. “Deve ser um desafio educar a população para entender a especialidade de um hospital com esse porte”, reconheceu.

As equipes visitantes se impressionaram com a estrutura do Hospital Metropolitano e com os equipamentos disponíveis para o paciente. Leobaldo de Souza, gestor de manutenção hospitalar na área clínica do Hospital Infantil Varela Santiago, afirmou estar “impressionado com a capacidade e o volume de pacientes que o hospital pode receber. Nunca vi um equipamento de saúde assim”, ressaltou.

Seja o primeiro a comentar on "Hospital Metropolitano recebe visita técnica de unidades de saúde do Rio Grande do Norte"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*