Ferramenta de Inteligência de Negócios facilita acesso a dados estratégicos

O governo baiano vai passar a contar com uma solução de tecnologia da informação na área de Business Intelligence (BI) para dar suporte às suas lideranças em tomadas de decisão e na definição de políticas públicas para a área de gestão de pessoas. A ferramenta – conhecida como Business Warehouse (BW) – estará disponível para a alta gestão do Estado a partir do mês de agosto deste ano como resultado da implantação do RH Bahia, projeto que irá automatizar mais de 90% dos processos de Recursos Humanos do Estado por meio do software SAP, desenvolvido pela empresa alemã SAP AG.

Adotadas por organizações públicas e privadas em todo o mundo, as soluções em Business Intelligence (em português, Inteligência de Negócios) permitem, de forma fácil e rápida, a consulta e seleção de informações constantes em um banco de dados, de acordo os interesses do negócio. Dessa maneira, o usuário acessa relatórios gerenciais contendo grande variedade de combinação de dados e estatísticas, apresentados por meio de gráficos e tabelas.

“A ferramenta vai permitir que os nossos gestores criem indicadores para monitorar resultados e também identifiquem gargalos e oportunidades de melhoria nos processos de Recursos Humanos”, explica o analista especialista em BI, Écio Ferreira (da Companhia de Processamento de Dados do Estado), que integra a equipe do RH Bahia como líder da frente de BW. Écio diz que atualmente os técnicos de RH do Estado podem esperar até três dias para conseguir ter acesso a relatórios gerenciais. “Com o RH Bahia, o próprio governador vai poder visualizar em segundos relatórios com informações estratégicas, utilizando um computador de qualquer lugar com acesso a internet”, enfatiza o técnico. No ambiente do BW, estarão disponíveis mais de 40 tipos de relatórios sobre os mais diversos processos integrados no novo sistema, da administração de pessoal à folha de pagamento, passando por áreas como Previdência, Saúde e Segurança, entre outras.

“Na área de vantagens e descontos, por exemplo, será possível levantar entre outras coisas, as despesas do Estado ou de um órgão específico com férias, gratificações e benefícios até o nível de servidor, no período que for do interesse do usuário”, esclarece Écio. Estas e outras facilidades, acrescenta o analista, serão especialmente úteis para viabilizar a realização de auditorias e também vão contribuir para reduzir a dependência dos órgãos em relação à Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb), que hoje centraliza as informações sobre Recursos Humanos no Estado.

Écio ressalta, no entanto, que o ambiente do BW estará disponível apenas para membros da alta gestão – a exemplo de secretários de Estado, superintendentes e gestores de RH, que terão seus perfis de acesso configurados de acordo com a função exercida.

Seja o primeiro a comentar on "Ferramenta de Inteligência de Negócios facilita acesso a dados estratégicos"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*