Festa da Goiaba chega à 3ª edição no fim de semana

Assim como ocorre no caso do morango, Brazlândia começa a estabelecer tradição com outra fruta. São 78 produtores na região, que recebe o evento de sexta (9) a domingo (11)

 

Para divulgar uma cultura importante para a economia da região, Brazlândia promove, de sexta-feira (9) a domingo (11) a 3ª edição da Festa da Goiaba de Brasília. A Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão, no quilômetro 13 da BR-080, organiza e sedia o evento, de forma gratuita.

Para divulgar uma cultura importante para a economia da região, Brazlândia promove, de sexta-feira (9) a domingo (11) a 3ª edição da Festa da Goiaba de Brasília.
Para divulgar uma cultura importante para a economia da região, Brazlândia promove, de sexta-feira (9) a domingo (11) a 3ª edição da Festa da Goiaba de Brasília.

Com uma área de 280 hectares e 78 produtores, Brazlândia é referência na produção de goiaba no Distrito Federal. A produtividade da fruta na região está entre 30 a 40 toneladas por hectare. A safra ocorre entre fevereiro e abril, e a safrinha, entre setembro e novembro.

O cultivo da espécie já se consolida como tradição no local, segundo o presidente da associação, Takao Akaoka. “A festa é importante para que os produtores divulguem suas frutas e para que os encontros técnicos ajudem no avanço tecnológico da produção”, afirma.

As principais variedades da fruta são a Pedro Sato, para consumo in natura, e a Paluma, voltada mais para a indústria. A Tailandesa e a Cortbel também vêm sendo desenvolvidas na região.

“A festa é importante para que os produtores divulguem suas frutas e para que os encontros técnicos ajudem no avanço tecnológico da produção”Takao Akaoka, presidente da Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão

A Festa da Goiaba de Brasília é uma oportunidade para todos. Os produtores podem atrair novos mercados e a população pode comprar diretamente deles. O governo de Brasília chega com o intuito de proporcionar informações técnicas a respeito do manejo.

Entre as atrações da festa está o espaço Empório da Goiaba. 20 produtores rurais comercializarão doces, sucos, licores, tortas e geleias. O local terá ainda exposição e venda de flores, dentro da Florabraz, além da comercialização de frutas em geral.

Nesta quinta-feira (8), véspera da abertura da festa, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater-DF) promove o Encontro Técnico da Cultura da Goiaba.

A programação conta com a palestra Práticas Culturais para a Produção de Goiabas, ministrada pelo engenheiro agrônomo e doutor em fitotecnia, Tadeu Graciolli Guimarães, da Embrapa Cerrados, às 18h30.

O produtor Silvio Takagi, de 60 anos, pretende participar da festa e do encontro técnico. Natural de Presidente Prudente (SP), ele desembarcou em Brazlândia há quase duas décadas para investir na comercialização de morangos. Há dez anos, aposta na nova cultura.

“Colhemos bem este ano. Tenho cerca de 1,1 mil pés, troquei o morango pela goiaba. É uma tradição sendo estabelecida: a segunda edição da festa foi bem melhor que a primeira, veremos como essa se sai”, afirma Takagi.

A abertura do evento está marcada para as 19 horas de sexta (9). Como a Emater-DF, a Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, a Centrais de Abastecimento do DF (Ceasa-DF) e a Administração Regional de Brazlândia são parceiros da iniciativa.

3ª Festa da Goiaba de Brasília

Na Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão (BR-080, Km 13, Núcleo Rural Alexandre de Gusmão, Incra 6)

Na sexta-feira (9), a partir das 19 horas, e no sábado e no domingo, às 10 horas

Entrada gratuita

Seja o primeiro a comentar on "Festa da Goiaba chega à 3ª edição no fim de semana"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*