Educação realiza reunião de monitoramento do programa Jovem de Futuro

Na manhã de hoje (31), a secretária de Educação do RN, professora Cláudia Santa Rosa, recebeu a equipe do Instituto Unibanco responsável pelo programa Jovem de Futuro. O intuito do encontro foi analisar os dados coletados pelo programa nas escolas de ensino médio acompanhadas pelo instituto. A reunião aconteceu no gabinete da secretária, localizado no órgão central da pasta, em Natal.

Em 2017, o programa Jovem de Futuro beneficiou 143 escolas estaduais de ensino médio com uma metodologia de trabalho que visa contribuir para a melhoria do desempenho da educação por meio do aprimoramento contínuo da gestão escolar. Essas escolas fazem parte do Circuito de Gestão, rede de trabalho que SEEC irá universalizar neste ano para todas as escolas.

“Contando com o apoio de parceiros que acreditam em nossa educação, como o Instituto Unibanco, iremos avançar no número de escolas que contarão com acompanhamento de suas atividades, o Circuito de Gestão, para promovermos um fortalecimento das escolas e assim melhorar a qualidade do ensino”, destacou a professora Cláudia Santa Rosa.

A gerente de implantação do Instituto Unibanco, Maria Júlia Azevedo, apresentou um panorama das taxas de frequência dos estudantes que são atendidos pelo Jovem de Futuro. “Partindo dos dados que os professores informam, a frequência do estudante potiguar está próxima aos 100%, o que mostra que ele é presente em sala de aula”, explicou.

Outro dado apresentado foi o percentual de aulas dadas durante o ano letivo de 2017. “No grupo de escolas atendidas pelo Jovem de Futuro, tivemos uma média de 85,3% de aulas dadas, um número considerado alto”, disse a gerente Maria Júlia.

Saiba mais

Fruto de uma parceria firmada no final de 2016 entre o Governo do RN com o Instituto Unibanco, o programa Jovem de Futuro busca melhorar a qualidade do Ensino Médio por meio da promoção da gestão escolar orientada para resultados. Para isso, o programa está estruturado em cinco eixos: Assessoria técnica (definição de metas por escola com articulação estratégica para um alcance coletivo de resultados de aprendizagem e implantação do Circuito de Gestão nas escolas com engajamento dos atores escolares); Formação (disponibilização de conhecimentos teórico-técnicos e instrumentais utilizando estratégias de mobilização dos atores das diversas instâncias do sistema estadual de ensino); Sistemas (disponibilização de sistemas virtuais que dão suporte para os outros eixos); Monitoramento e avaliação (análise continua da implementação, pesquisas de resultados e análise de impacto) e Comunicação (plano estratégico com política de relacionamento, produtos e ferramentas de divulgação e mobilização).

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