Dicas: Limpeza e saúde no inverno

Abralimp dá dicas de como manter ambientes institucionais mais limpos e promover saúde às pessoas

Com os termômetros registrando temperaturas cada vez mais baixas, a incidência de doenças, como gripes e resfriados, tem se tornado cada vez mais comum. E, em meio a este cenário, se preocupar somente com a higiene pessoal pode não ser suficiente para combater a proliferação dos vírus.

A estação mais fria do ano é também aquela em que ficamos mais propensos a doenças. “Temos que divulgar cada vez mais que a limpeza está diretamente relacionada à saúde das pessoas. Este é um conceito que adotamos em nossa comunicação com o mercado”, afirma Sandro Haim, presidente da Abralimp (Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional).

Esta ligação entre limpeza e saúde é corroborada por dados levantados pela International Sanitary Supply Association, entidade norte-americana parceira da Abralimp. Segundo a ISSA, uma limpeza eficiente pode reduzir em até 80% a probabilidade de propagação de vírus comuns, como o da gripe. A pesquisa também constatou que um ambiente coletivo limpo, como o de escolas, é muito mais saudável pois reduz a incidência de doenças respiratórias, cerca de 24%, de idas ao médico (34%), de uso de antibióticos (24%), influenciando também na redução do índice de absenteísmo (46%).

Recursos e inovações não faltam ao setor para ajudar seus clientes na tarefa de promover ambientes mais limpos e saudáveis. O diretor da Câmara Setorial de Fabricantes de Máquinas da Abralimp, Antônio Luis Francisco (PJ), traz algumas dicas sobre o uso de máquinas e equipamentos de limpeza para manter os ambientes de uso coletivo mais saudáveis.

– Para os ambientes onde há grande circulação de pessoas, são indicadas as lavadoras automáticas de pisos, pois além do chão úmido dificultar a manutenção da limpeza, o cheiro de certos produtos também podem ocasionar irritação aos alérgicos. Com o uso das máquinas é possível otimizar este processo, pois o ambiente é lavado e os resíduos aspirados simultaneamente em uma única operação, garantindo também grande economia de água.

– A “Limpeza a seco” também é uma ótima opção para a retirada das partículas sólidas como pó e poeiras de superfícies em geral. Com a utilização de aspiradores, ela pode ser feita em paredes, pisos, tetos, móveis e equipamentos. Toda a ação de limpeza se inicia pela retirada de pó, poeira e outras partículas sólidas, responsáveis pela proliferação de microrganismos que causam alergias e doenças respiratórias.

– Lavar o carro a seco também já é um método utilizado em vários locais, com opção de redução de utilização de água, onde o custo é menor do que uma lavagem tradicional.

– Para a limpeza dos carpetes, que são grandes acumuladores de poeira e ácaros, são indicados os aspiradores de pó com filtros absolutos (HEPA), que permitem alcançar o grau de 99,99% de retenção de partículas de 03 mícron, possibilitando que o ar aspirado seja devolvido ao ambiente mais limpo, sendo ideal para prevenir doenças crônicas desta época do ano

– Para a manutenção de ambientes internos específicos, como banheiros e cozinhas, as limpadoras a vapor são as mais indicadas, pois mantêm os ambientes limpos sem a utilização de produtos químicos e, por conta da alta temperatura operacional (120° – 145°C).

A Abralimp disponibiliza todas as informações sobre a limpeza profissional no Manual de Processos: Gerenciamento de Limpeza e Higiene em Ambientes Internos e Externos, que pode ser visualizado gratuitamente pelo portal www.abralimp.org.br. A associação também realiza cursos de capacitação de limpeza para equipes e lideranças por meio da UniAbralimp. A grade e as inscrições estão disponíveis no www.uniabralimp.com.br.

Seja o primeiro a comentar on "Dicas: Limpeza e saúde no inverno"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*