Os consumidores brasilienses já podem solicitar ligação de água pela internet à Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb).
Esse é apenas um dos vários serviços que são oferecidos desde o início de setembro via site da companhia. Com isso, os clientes não precisam se deslocar a um escritório.
Para usufruir dessa facilidade, deve-se criar login e senha no portal e preencher um formulário eletrônico com dados pessoais. O acesso é possível pelo celular.
Com a modernização do atendimento comercial, mais duas funcionalidades estão disponíveis virtualmente:
- Autocadastro— permite fazer o cadastro ou atualizá-lo sem ter de comparecer a um escritório da Caesb ou acionar o canal telefônico (pelo número 115). A área cadastral tem de ser acessada com senha, e o envio das informações é criptografado.
- Pedido de revisão de conta— basta selecionar a inscrição do cliente e as referências questionadas. Esse é o serviço com o maior número de solicitações nos escritórios da companhia.
Também se encontram no portal:
- Segunda via de conta
- Comprovante de pagamentos
- Situação de débito
- Histórico de consumo
- Atendimento a órgãos públicos
- Autoleitura
- Interferência de rede
- Ressarcimento de danos
CPF ou CNPJ devem ser informados
Outra mudança é a obrigatoriedade de informar CPF ou CNPJ para alguns atendimentos. Isso porque, segundo o Código de Defesa do Consumidor e a Resolução Adasa nº 14, de 2011, os serviços prestados pela Caesb são de natureza contratual, que vinculam a companhia ao usuário. Por isso, recomenda-se que os solicitantes estejam sempre com esses documentos em mãos.
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