Brasília tem desvalorização do m² no segundo trimestre, aponta o Índice DMI-VivaReal

Valor médio do m² para aluguel teve queda real de 14,2% no 2º trimestre do ano

O VivaReal, plataforma digital que conecta imobiliárias, incorporadoras e corretores com consumidores que buscam um imóvel, apresenta o índice DMI-VivaReal, com análises referentes a indicadores do setor imobiliário. No segundo trimestre de 2016, a amostra contemplou 30 cidades em diferentes regiões do País e considerou mais de 2 milhões de imóveis residenciais usados disponíveis para compra ou aluguel.

O preço médio do m² para aluguel em Brasília apresentou desvalorização nominal de 3,8%, quando comparado com junho de 2015. Considerando a inflação, os valores apresentaram queda real de 14,2%. O IGP-M acumulado no período foi de 12,2%. “Além do aumento da disponibilidade de imóveis para locação, também podemos notar um aumento da oferta do aluguel mais barato, aquele que não ultrapassa mil reais. Esse cenário somado à maior flexibilidade de negociação proporcionada pela instabilidade da economia é o que ajuda a diminuir o valor médio do m² para aluguel”, comenta Lucas Vargas, CEO do VivaReal.

Em junho de 2016, o valor médio do m² para venda em Brasília teve valorização nominal de 0,03%, quando comparado com o mesmo período de 2015. No entanto, quando levamos em consideração o índice de inflação acumulado do período – IPCA em 8,8% – o m² para venda apresentou desvalorização real de 8,0%.

Na capital, apenas dois bairros tiveram valorização para venda no período: Lago Norte (+2,6%) e Lago Sul (+2,0%). Os demais apresentaram queda no preço médio do m². Os bairros com desvalorização foram Asa Sul (-3,6%),  Asa Norte (-3,2%), Noroeste (-1,3%), Sudoeste (-0,5%) e Park Way (-0,3%). Os bairros mais procurados pelos consumidores para compra e aluguel são Asa Norte, Asa Sul, Sudoeste e Lago Sul.

Demanda por aluguel continua em alta no segundo trimestre

O índice DMI-VivaReal também acompanha a demanda por aluguel e compra em Brasília. Em junho, aluguel representou 59% das buscas por imóveis na capital. A demanda por venda na capital foi de 41% no período.

Sobre o DMI

O DMI-VivaReal (Dados do Mercado Imobiliário) é um estudo realizado pelo VivaReal desde 2013. O objetivo do levantamento é disponibilizar informações de preço, oferta e demanda de imóveis para consumidores e profissionais do setor, tornando mais transparente o processo de aquisição/locação de um imóvel e aumentando a eficiência do mercado imobiliário.

Sobre o VivaReal

O VivaReal é uma plataforma digital que conecta imobiliárias, incorporadoras e corretores com consumidores que buscam um imóvel. São mais de 4,5 milhões de anúncios para compra e locação em mais de mil cidades brasileiras reunidos em um só lugar.

Com mais de 15* milhões de visitas por mês em seu site e aplicativos móveis, o VivaReal é líder em seu segmento de atuação e está presente com escritórios locais em 16 cidades brasileiras.

(*) Fonte: Google Analytics


http://www.vivareal.com.br/venda/distrito-federal/brasilia/

 

Seja o primeiro a comentar on "Brasília tem desvalorização do m² no segundo trimestre, aponta o Índice DMI-VivaReal"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*