Maestro Billy – Música, tecnologia e inovação

Referência no mundo da música dentro e fora do Brasil, o produtor musical e empresário Billy Mello é formado em Publicidade e Propaganda pela FAAP, em São Paulo. Entretanto foi no meio musical que ficou conhecido desde os anos 80 como ‘Maestro Billy’, nome artístico que adotou e segue usando até hoje. Por 14 anos foi o DJ do programa Caldeirão do Huck nas tardes de sábado da TV Globo. Hoje, mora na Alemanha, é dono da produtora Mellancia Sound Design e continua trabalhando com o que mais gosta, ou seja, música, mas de muitas maneiras diferentes. Assina trilhas sonoras e sound design para projetos de realidade virtual para empresas e games e está até na área educacional, ensinado tudo o que aprendeu para novos profissionais.
Atualmente em Berlim, mantém firme o laço com o Brasil, que visita periodicamente. A principal motivação para morar no exterior foi buscar mais conhecimento em áudio e vivenciar novas experiências. Formou-se especialista em áudio para vídeo games em uma das mais importantes instituições de ensino musical do mundo, a Berklee College of Music, em Boston, nos Estados Unidos. Durante o curso desenvolveu um Game Design Document premiado como o mais inovador e completo do ano de 2016 dentro da universidade, com direito à menção honrosa.
A internet, as ferramentas digitais e os vídeosgames trouxeram novas possibilidades para o meio musical. A realidade virtual tem uma aproximação estreita com o som, afinal a música e os efeitos sonoros são um complemento importante de todo o ambiente. E esse mercado está crescendo bastante e evoluindo muito para uso em projetos corporativos. Billy é Sound Design Lead da Vonderlabs, produtora de soluções em VR, ele é responsável pelo conceito e criação das trilhas e efeitos sonoros para os projetos.
Outra produtora do qual é Head de Sound Design é a You-VR que faz um trabalho bem mais conceitual com foco em experiências lúdicas e diferenciadas. A You-VR, além de ter cases importantes como o projeto de entretenimento da Mercedes-Benz nas margens do rio Spree, em Berlim, desenvolve jogos imersivos de realidade virtual e aumentada para celulares e tablets. O objetivo é também produzir conteúdo para o mercado chinês, que ainda é carente desse tipo de serviço.
Maestro Billy também é parte de um projeto com o artista plástico alemão Miguelangelo Rosario, responsável pelos cenários e ambientes das baladas mais famosas de Ibiza por 15 anos.  O projeto experimental chamado ‘Cyberdelics’, baseado em conceitos do futurista e neurocientista Timothy Leary, é um conjunto de animações em 3D, Virtual Reality e trilhas sonoras para experiência psicodélica de imersão no cyber espaço.
Além de todo o trabalho em Realidade Virtual, recentemente apresentou um workshop no principal festival de arte e música da cidade de Berlim, o ‘Maerzmusik – Berliner Festspiele’. Lá falou sobre música, sociedade e os principais desdobramentos dessa relação, além de um “hands on” com os alunos que gravaram, editaram e sonorizaram um game.

Seja o primeiro a comentar on "Maestro Billy – Música, tecnologia e inovação"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*