Salvador (BA) – Até o próximo sábado (9) acontece em Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, a 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que foi aberta na noite de domingo (3), com a presença do secretário estadual da Educação, Walter Pinheiro e concerto do Neojibá – Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia. O maior evento de divulgação científica da América Latina é voltado para a difusão de avanços científicos e de discussão sobre políticas públicas para a Ciência e Tecnologia no País, e está sendo realizado na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).
Ao destacar a importância do evento científico na Bahia, Pinheiro enfatizou a participação e o protagonismo dos estudantes das escolas estaduais, que “estão começando o voo na Ciência vão ter a oportunidade de fazer essas trocas e serem estimulados para produzir muito mais. Isso aqui não é só um laboratório, mas um local que podemos chamar de uma grande alavanca do conhecimento, inovação e de mudanças sociais”.
Segundo ainda o secretário, é com Ciência e conhecimento que as pessoas têm “a capacidade de produzir transformações fantásticas na sociedade. Este evento marca mais um traço histórico na Bahia, pois, aqui nasceu o Brasil e aqui nasce uma nova SBPC”. Estudantes de 61 escolas da rede estadual de ensino irão apresentar suas produções artísticas, culturais e científicas na SBPC.
As produções são selecionadas no âmbito dos projetos promovidos pela Secretaria da Educação do Estado, a exemplo do Artes Visuais Estudantis (AVE), Educação Patrimonial e Artística (EPA), Tempos de Arte Literária (TAL), Festival da Canção Estudantil (Face), Produção de Vídeos Estudantis (Prove).
Além da participação de professores indígenas e da apresentação de 50 obras de artes visuais e fílmicas estudantis, também serão expostos 11 trabalhos científicos do projeto Ciência na Escola, desenvolvido pela secretaria com o objetivo de estimular o estudo da Ciência. Também serão promovidas oficinas de Ciência da Natureza, pelo Centro Juvenil de Ciência e Cultura. Além disso, peças de artesanato confeccionadas pelos professores indígenas e uma oca estão em exposição.
Complexo Integrado
Além da SBPC, uma aula inaugural foi realizada, nesta segunda-feira (4) para a apresentação do Complexo Integrado de Educação de Porto Seguro (Cieps). O complexo, que funciona desde março, abriga ações de Educação Integral, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Ensino Médio Regular voltado a jovens e trabalhadores. A gestão dos Complexo é compartilhada entre a Secretaria da Educação do Estado e a UFSB, que é responsável pela gestão pedagógica e assessoraria da gestão administrativa, de competência da Secretaria da Educação.
Seja o primeiro a comentar on "BA: Maior evento de divulgação científica da América Latina acontece em Porto Seguro"