Governador de Sergipe Jackson Barreto acompanha festejos religiosos

Município comemora festejos religiosos do padroeiro São Paulo (Foto: Secom)

Frei Paulo (SE) – O governador Jackson Barreto foi até o município de Frei Paulo no domingo, 03, para acompanhar o encerramento dos festejos em homenagem ao padroeiro São Paulo. Além de participar da missa, celebrada pelo arcebispo metropolitano Dom José Palmeira Lessa, que hoje completa 48 anos de vida sacerdotal, e com presença do pároco André Menezes, o governador acompanhou a procissão. As celebrações na localidade iniciaram no dia 24 de junho e acabaram neste domingo.

Jackson conta que a festa de Frei Paulo marca o encerramento do ciclo dos festejos juninos do estado, que começam com Santo Antônio, seguem com São João e São Pedro e terminam com São Paulo. “Aqui, ao contrário de outros municípios, não prevalecem as festas populares, e sim o espírito de religiosidade em louvor ao apóstolo Paulo, que foi muito importante no processo de evangelização e no início da igreja católica no mundo. É algo que está muito impregnado nos valores do nosso povo, principalmente na região do Agreste, onde a vocação religiosa é muito forte, assim como a fé. Todos os anos eu participo dessas solenidades e estou aqui, novamente, participando e pedindo a São Paulo que ajude a gente a resolver os problemas do estado”.

A ex-primeira dama do município, Mércia Dantas, disse que a festa de São Paulo é tradicional, contando com nove dias de novena e ainda quermesse, e que é perceptível o clamor do povo para com as festividades religiosas. Ela acompanhou a promissão descalça e disse que estava pagando promessa, assim como fez em anos anteriores. Já o pecuarista Anderson Menezes relatou que, a cada ano, aumenta o número de freipaulistanos devotos de São Paulo que participam da procissão, e que o pedido dele para o santo é que ele interceda em busca de dias melhores para a população.

O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Luciano Bispo, também compareceu à procissão e afirmou que costuma acompanhar a programação em homenagem a São Paulo. “Sempre venho aqui, pois sou da cidade vizinha [Itabaiana], e tradicionalmente acompanho essa procissão tão cortejada do Agreste. O povo daqui sempre está renovando sua fé, agradecendo pela chuva, que ajuda na geração de renda do município”.

Também de Itabaiana, Josefa dos Santos foi com o marido e as filhas para Frei Paulo. Ela conta que há 10 anos está presente na procissão, pois é devota do santo e considera importante a participação em momentos religiosos como esse. A freipaulistana Cristina Batista é outra católica que não perde a homenagem ao padroeiro. “Para mim é um ato de renovação da fé. Sou devota de São Paulo, já fiz promessa e fui atendida. Acredito que temos que vir a igreja agradecer por tudo, pois sem Deus a gente não vive”, afirmou.

Estiveram presentes ainda o deputado federal João Daniel e a ex-prefeita de Ribeirópolis, Uíta Barreto.

Seja o primeiro a comentar on "Governador de Sergipe Jackson Barreto acompanha festejos religiosos"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*