Fisioterapia auxilia no tratamento de doenças respiratórias

Foto: Divulgação

No inverno, as doenças respiratórias se tornam mais frequentes, devido ao ar seco. Uma das práticas que pode ser recomendada pelo médico para tratar as doenças agravadas nesta época, como sinusite, bronquite, asma e pneumonia, é a fisioterapia respiratória, uma importante aliada no tratamento do acúmulo de secreção pulmonar.

“A fisioterapia respiratória pode reduzir o risco de internação hospitalar ou mesmo o tempo de hospitalização, na medida que promove a higiene brônquica e diminui as chances de pneumonias e complicações respiratórias”, explica o professor do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP), Fabio Galvão.

O coordenador do curso de Fisioterapia do CEUNSP, Amilton Iatecola, esclarece que as técnicas podem ser aplicadas em pacientes de todas as faixas etárias, desde recém-nascidos até idosos, mas que na Clínica de Fisioterapia da instituição é muito comum o atendimento de bebês. “Os pais costumam ter mais dificuldade de eliminar a secreção que se forma com as doenças respiratórias nos bebês e as manobras da fisioterapia que podem ajudar muito na qualidade da respiração dos pequenos”, comenta.

Os professores reforçam que as técnicas só podem ser aplicadas por profissionais, pois, apesar de serem aparentemente simples, exigem um conhecimento profundo do funcionamento do sistema respiratório. As práticas que podem ser adotadas em casa devem ser somente a lavagem das vias aéreas com soro fisiológico e a inalação, conforme recomendação médica.

Para mais informações sobre o curso de Fisioterapia do CEUNSP, clique aqui.

Seja o primeiro a comentar on "Fisioterapia auxilia no tratamento de doenças respiratórias"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*