Exposição Ariano Suassuna no Aquivo Público

A exposição fica aberta ao público até o dia 29 de junho, de segunda a sexta, das 08 às 18 horas, no Arquivo Público de Pernambuco, na rua do Imperador, 371. Entrada Gratuita

 

 

Mais de 160 pessoas já visitaram, somente nos três primeiros dias, a exposição em homenagem aos 90 anos de nascimento de Ariano Suassuna, no Arquivo Público de Pernambuco. A abertura, que aconteceu esta semana, contou com a presença da família do mestre e a participação de membros da Associação Cultural Pedra do Reino, de São José do Belmonte. Os convidados foram recebidos por bacamarteiros e por 12 cavaleiros da Pedra do Reino, com direito a paramentos completos e corredor de lanças cruzadas.

Também houve o lançamento do livro “O Reino Encantado”, uma reedição do romance escrito em 1878 pelo cearense Tristão de Alencar Araripe Júnior e organizado pela especialista e pesquisadora Débora Cavalcantes de Moura, servidora do Arquivo Público Estadual de Pernambuco. A reedição histórica da obra – primeiro romance a trazer para o interior da literatura brasileira a história da Pedra do Reino – faz parte de projeto apoiado pelo Governo do Estado através do Funcultura.

Antes deste importante trabalho de reedição, só havia dois exemplares da obra: um deles na Universidade Católica de Washington e outro na Biblioteca José Mindlin, na Universidade de São Paulo.

Arquivo publico

A exposição conta com diversos documentos relativos à vida do escritor Ariano Suassuna, falecido em 2014 e que faria aniversário em 16 de junho. São exibidos documentos interessantes como sua ficha de matrícula no Ginásio Pernambuco e outras preciosidades históricas, como fotos e documentos relacionados à Revolução de 1930. Estão expostos também os jornais pernambucanos que publicaram matéria sobre a Cavalgada à Pedra do Reino, guardados na Hemeroteca do Arquivo Público, bem como os paramentos utilizados pelos cavaleiros na cavalgada, incluindo as roupas dos reis e das rainhas.

A exposição fica aberta ao público, de segunda a sexta, das 07 às 17 horas, até o dia 29 de junho, no Arquivo Público de Pernambuco, rua do Imperador, 371. Entrada gratuita

Seja o primeiro a comentar on "Exposição Ariano Suassuna no Aquivo Público"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*