Produtores rurais recebem maquinário do governo de Brasília

Equipamentos vão contribuir para o aumento da produção de famílias que vivem em assentamentos rurais do DF e Entorno

 

Para fortalecer a agricultura familiar e contribuir para a produção nos assentamentos da reforma agrária, o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, entregou nesta sexta-feira (9) 13 patrulhas mecanizadas para 13 associações de agricultores do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno (Ride).

Equipamentos vão contribuir para o aumento da produção de famílias que vivem em assentamentos rurais do DF e Entorno. Foto: Tony Winston/Agência Brasília
Os equipamentos facilitarão a vida de quem trabalha na terra. Levi Cerqueira, presidente da Cooperativa dos Agricultores Familiares Ecológica do Cerrado, de Cristalina (GO), acredita que vai produzir 60% a mais com a ajuda das máquinas que recebeu hoje.

“Vamos substituir a enxada pelo maquinário. Além de melhorar a nossa qualidade de vida, vai aumentar a nossa renda”, disse. A cooperativa, uma das beneficiadas, representa 424 famílias.

Rollemberg disse que o governo tem a obrigação e o desafio de garantir condições adequadas para o aumento da produtividade no meio rural. “A melhoria nas condições de trabalho no meio rural é condição fundamental para preservar a qualidade de vida no meio urbano”, relacionou o chefe do Executivo local.

Equipamentos vão contribuir para o aumento da produção de famílias que vivem em assentamentos rurais do DF e Entorno. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Os equipamentos foram adquiridos pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural por meio de contrato de repasse com o governo federal, no valor de R$ 1.325.339,91. Eles ficarão na posse das associações por 60 meses, com a possibilidade de prorrogação do prazo.

“Esse período é suficiente para a gente aumentar a nossa produção e, quem sabe, conseguir o dinheiro para comprar o nosso próprio maquinário”, comemora Levi.

Cada patrulha fornecida pelo governo de Brasília é formada por:

Trator agrícola
Arado reversível
Plantadora/adubadora hidráulica para plantio direto
Triturador rotativo de restos culturais
Grade aradora de arrasto
Rotocanteirador hidráulico
Roçadeira hidráulica
Distribuidor de calcário e adubo orgânico
Plantadeira de mandioca para o plantio direto e convencional
Afofador de mandioca
Carreta para trator
O secretário da Agricultura e Desenvolvimento Rural, José Guilherme Leal, explicou que a entrega faz parte do conjunto de ações governamentais para fomentar a produção agrícola no DF. “Não adianta só criar o assentamento e colocar as famílias lá. Eles estão começando praticamente do zero e precisam de apoio”, disse.

Além de providenciar o equipamento para aumentar a produção, fazem parte das políticas públicas do DF para a área rural a assistência técnica aos produtores, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater-DF); e o acesso facilitado ao crédito e aos canais de comercialização. “Com isso, contribuímos para o desenvolvimento dessas famílias para que elas possam produzir e ter renda”, concluiu o secretário.

Na ocasião, Rollemberg assinou decreto que aumenta a área do Assentamento Distrital Santarém, no Sol Nascente. Com isso, a capacidade passa para 29 unidades familiares, quatro a mais do que o previsto.

O governador destacou que a entrega de hoje se associa a um conjunto de outras medidas que estão sendo tomadas para garantir o desenvolvimento rural no DF:

A criação do Mercado de Agricultura Familiar na Ceasa, o que permite o escoamento dessa produção
Concessão de Direito de Uso (CDU) como garantia de financiamento nas áreas públicas
A criação de novos assentamentos, com o chamamento público que será publicado neste ano

Seja o primeiro a comentar on "Produtores rurais recebem maquinário do governo de Brasília"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*