Galpão da Agroindústria traz produtos certificados e cozinha gourmet em exposição na capital

No espaço serão oferecidas atividades gratuitas como a harmonização de queijos e cervejas artesanais

 

Sabe aquele produto com gostinho de fazenda fabricado artesanalmente, livre de conservantes e agrotóxicos e que nos traz uma boa memória afetiva? Aquela quitanda igualzinha à da vovó, uma boa cachaça artesanal que desce suave, o cafezinho encorpado que acompanha o queijo artesanal mineiro?

Tudo isso e muito mais poderá ser encontrado no Galpão da Agroindústria, um espaço que será montado no Parque da Gameleira, durante a 57ª Exposição Estadual Agropecuária, que será realizada no período de 1º a 4 de junho em Belo Horizonte, com entrada gratuita.

Segundo a assessora técnica da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Jaqueline de Fátima Santos, serão comercializados no espaço apenas produtos que tenham algum tipo de certificação ou registro, seja a emitida pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) ou pelo Ministério da Agricultura ou pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“O objetivo do Galpão da Agroindústria é valorizar os produtos certificados e registrados, pois agrega valor e garante confiabilidade ao consumidor, que tem segurança do que está adquirindo”, explica Jaqueline.

A organização do espaço conta com a participação e o apoio das instituições vinculadas da Secretaria da Agricultura Emater-MG, Epamig e IMA e também da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg).

Cerveja artesanal, cafés gourmets, vinhos, mel, hortaliças sem agrotóxicos e cogumelos orgânicos, derivados de leite de cabra, búfala e ovelha e o tradicional Queijo Minas Artesanal são alguns dos produtos que estarão à venda.

Daniel Cardoso Ribeiro é um dos 26 produtores que vão comercializar no Galpão da Agroindústria. A sua produção de hortaliças cultivadas em hidroponia tem a certificação do IMA como produto sem agrotóxico. Ele produz uma quantidade significativa de rúcula, alface, couve, pepino e outras folhosas no município de Capim Branco, localizado a pouco mais de 50 km da capital.

Sua produção é comercializada em redes de supermercados de Belo Horizonte, mas é a primeira vez que ele traz seus produtos para um evento da dimensão da exposição estadual. “É uma boa oportunidade de divulgação e de apresentarmos nossa produção de qualidade diferenciada diretamente ao consumidor final”, avalia.

Mini Cozinha

Degustações Dirigidas de Queijos e Cervejas Artesanais – Jornalistas especializados na área da gastronomia vão dar dicas de como harmonizar os queijos e as cervejas artesanais produzidos em Minas Gerais, numa ação promovida pelo Sistema Fiemg. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://goo.gl/T14Vng

Queijo Minas Artesanal põe a Mesa – É uma das atividades programadas para a mini cozinha que será montada no Galpão da Agroindústria. Segundo o Superintendente Gilson Sales, a ideia é promover sessões de degustação dos vários tipos de Queijo Minas Artesanal produzidos no estado, identificando e informando as características de cada um. Inscrições pelo link: https://goo.gl/FzAB1Q

Cozinha dos Territórios Gastronômicos – Preparação e degustação de menus com os produtos do Galpão da Agroindústria, sob a coordenação do chef Eduardo Avelar e o apoio dos alunos do curso de Gastronomia da UMA. Inscrições pelo link: https://goo.gl/uEqtpy

Realização

A exposição terá entrada gratuita e é uma realização do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), em parceria com as instituições vinculadas Emater-MG e Epamig e com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg).

Desde março o Parque da Gameleira vem passando por obras de reformas e revitalização, que devem ser finalizadas ainda neste mês para receber a exposição. Com recursos da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), na ordem de R$ 4,36 milhões, foram feitas pinturas de pavilhões e baias, construção de banheiros com acessibilidade para portadores de necessidades especiais e reconstrução de currais, dentre outras melhorias

Serviço:

57ª Exposição Estadual Agropecuária – Entrada Gratuita
Data: 1º a 4 de junho – de 8h às 21h
Galpão da Agroindústria: de 10 às 21h
Local: Parque de Exposição da Gameleira – Av. Amazonas, 6020 – BH

Seja o primeiro a comentar on "Galpão da Agroindústria traz produtos certificados e cozinha gourmet em exposição na capital"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*