Entenda o AVC que acometeu Arlindo Cruz e que ceifa a vida de milhares de brasileiros, anualmente
Caracterizado pelo sangramento ou isquemia em uma parte do cérebro, o acidente vascular cerebral representa a primeira causa de morte e incapacidade no País – cerca de 68 mil pessoas morrem em decorrência do problema, anualmente.
De todos os casos de AVC registrados, de 10-15% são hemorrágicos, considerado o tipo mais grave da doença. Resultado do rompimento de um vaso sanguíneo, o AVC hemorrágico (AVCH) tem como principais causas a hipertensão arterial ou a angiopatia amiloide – doenças que deixam as paredes das artérias cerebrais mais frágeis, favorecendo sua ruptura. O tratamento, que pode ser cirúrgico ou clínico, dependerá da extensão da lesão, de sua localização e da condição clínica do paciente.
Para falar sobre o problema, que acometeu domingo (19/03) o cantor e compositor Arlindo Cruz, levando-o à realização de uma cirurgia de urgência e colocação de um cateter para controle da pressão intracraniana, assim como complicações do AVCH, tratamentos possíveis, cuidados e prevenção, a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia está à disposição.
Seja o primeiro a comentar on "Acidente vascular cerebral é a primeira causa de morte no Brasil"