Restauração de rodovia no Norte reforça escoamento da safra para SC

Com 90% da restauração da ERS-324, entre Passo Fundo e Pontão, Daer deve concluir obras este ano - Foto: Divulgação/Daer

Ainda em 2017 o tráfego na ERS-324, entre Passo Fundo e Pontão, deverá contar com pavimento totalmente recuperado e com sinalização renovada. As obras da restauração do trecho de 50,33 quilômetros são executadas pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), vinculado à Secretaria dos Transportes. “A região era muito prejudicada devido às péssimas condições da rodovia, perdia-se muito durante a safra e vidas eram colocadas em risco. Com trabalho permanente, podemos hoje transitar por ela com maior segurança”, comemora o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen.

A estrada, que é uma importante ligação para o escoamento da safra agrícola entre o Norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, começou a ser recuperada em 2016. Até o momento, já foram executados serviços de fresagem e recomposição do pavimento, além de roçada, limpeza da drenagem e sinalização da via em 40 quilômetros. A previsão é de que em abril deste ano os trabalhos sejam concluídos, beneficiando diretamente Passo Fundo, Pontão e Ronda Alta.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Passo Fundo, Auveli Paulo Ceolin, 62 anos, conta que a pavimentação do trecho contribuiu para os negócios da cidade. “Os carros e caminhões viviam estragando na rodovia. Os caminhões até cobravam mais caro para fazer entregas aqui no município, por conta dos prejuízos que a rodovia causava aos veículos”, ressalta o agricultor.

As obras entre Passo Fundo e Natalino fazem parte de um lote do Programa Restauro, que compreende uma rota fundamental para o estado vizinho. “Temos ainda a recuperação total da ERS-406 e da ERS-404, na divisa entre os estados, que são obras fundamentais para qualificarmos o transporte da produção para o restante do país”, explica o diretor-geral do Daer, Rogério Uberti.

O investimento total previsto no lote 4 do Programa Restauro é de R$ 32,6 milhões. As obras são pagas com recursos financiados pelo Banco Mundial e compõem o Acordo de Resultados 2017 da Secretaria dos Transportes e Daer.

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