Governo de MS recebe técnicos da Sudeco para discutir projetos do Plano de Desenvolvimento do Centro-Oeste

Reunião com técnicos da Sudeco/ Foto: divulgação

Campo Grande (MS) – O Governo de Mato Grosso do Sul recebeu nesta semana técnicos da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco). O objetivo foi alinhar as ações com o Ministério da Integração Nacional por meio de atualização do Plano Regional de Desenvolvimento do Centro-Oeste (PRDCO).

A equipe da Sudeco, formada pelo diretor de planejamento e avaliação, Vicente Ferreira, a assessora do departamento de planejamento e avaliação, Joicy Caetano e o coordenador de prioridades, Sergio Magno de Souza, se reuniu com o secretário-adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Ricardo Senna, e o Secretario de Produção e Agricultura Familiar, Fernando Mendes Lamas.

Durante o encontro, as secretarias deixaram clara a importância do foco no adensamento das cadeias produtivas, embasadas no Plano de Governo do Estado e inseriram na pauta, projetos que o Estado está desenvolvendo, especialmente os voltados para a integração da fronteira e o desenvolvimento dos núcleos de Arranjos Produtivos Locais (APL).

“O Estado trabalha com programas de incentivos regionalizados para oportunizar que todas as regiões possam se desenvolver – em consonância com o Plano Estadual – buscando executar ações integradas com as outras secretarias de Estado, o que tem mantido muito próximas, a Semade e a Sepaf”, afirmou Senna.

O secretário Lamas frisou que um dos maiores desafios é o desenvolvimento da região de fronteira, onde está localizado o maior bolsão de pobreza do Estado. “A faixa de fronteira tem um número expressivo de municípios com população indígena e IDH muito baixo, o que colabora para que a desigualdade regional seja significativa. Se pudermos caminhar com afinco nessa direção é possível conseguir uma colaboração significativa para o desenvolvimento no Estado”, reforçou.

O diretor de planejamento da Sudeco explicou que a visita da equipe serviu para atualizar e revisar os projetos e prioridades após as significativas transformações nos cenários regional, nacional e internacional. Vicente informou ainda que o plano está em fase de finalização.

Participaram da reunião a diretora Maristela de Oliveira França e a gerente de desenvolvimento territorial e politicas publicas Sandra Amarilha, do Sebrae. Tatiana Maochar da Fecomércio. Da equipe da Semade: Amanda Ine, Coordenadora de competitividade empresarial, Eli Sandra Silva, analista de incentivos fiscais, Luciano Rodrigues, coordenador de negócios internacionais, Eliandro Saldanha, coordenador do banco de dados, Dayara Souza, coordenadora de pequenos negócios, Bruno Gouveia Bastos, superintendente de negócios empresariais, Rennan Sandim, coordenador de APL’s e Daniel Massen Frainer, superintendente de desenvolvimento econômico.

Acompanharam o Secretário Fernando, Antônio de Souza Oliveira, superintendente de planejamento e Edwin Baur, superintendente de desenvolvimento rural, e José Alexandre Trannin, diretor executivo da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer).

Antes de encerrar, técnicos da Sudeco participaram de uma segunda reunião, na Secretaria de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), com a equipe do Secretario Lamas e membros do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária de Mato Grosso do Sul, para discutir o projeto de irrigação desenvolvido em assentamento da região de fronteira.

Participaram o Secretario Lamas, Jeronimo Alves Chaves, Secretário adjunto, Antônio de Souza Oliveira, superintendente de planejamento,Carlos Henrique Lemos Lopes, coordenador de Apoio Técnico e José Alexandre Trannin, diretor executivo da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer). Pelo Incra, o Superintendente Humberto de Mello Pereira, Edson Chaparro e Zacarias Alves da Silva.

PRDCO

O Plano Estratégico de Desenvolvimento do Centro-Oeste (2007-2020), agora denominado Plano Regional de Desenvolvimento do Centro-Oeste (PRDCO), apresenta uma análise resumida da evolução da realidade socioeconômica do Centro-Oeste e antecipa alguns movimentos que preparam o futuro da região, além de descrever os cenários do Centro-Oeste no horizonte 2020, antecipar análise das alternativas de mudança futura do contexto mundial e nacional – condicionantes importantes do futuro da região.

Seja o primeiro a comentar on "Governo de MS recebe técnicos da Sudeco para discutir projetos do Plano de Desenvolvimento do Centro-Oeste"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*