Dicas para melhorar a qualidade das mensagens de áudio enviadas por aplicativos de celular

Quando falamos ao celular, é normal encostarmos o aparelho contra o rosto como num telefone convencional. Mas e na hora de gravar uma mensagem de voz, no WhatsApp, por exemplo? Qual a melhor forma de posicionar o celular e impostar a voz?

Para que as suas mensagens de voz fiquem tão perfeitas como as feitas em estúdios profissionais, o locutor publicitário Jason Bermingham dá algumas dicas importantes sobre técnicas profissionais para nos comunicarmos de maneira mais nítida, intimista e impactante.

– O primeiro passo é procurar um ambiente favorável à gravação. Para deixar a sua mensagem de voz mais clara e fácil de compreender, você deve buscar um ambiente quieto. Se há outras pessoas conversando por perto, vire-se de costas ou afaste-se um pouco do grupo antes de começar. Evite gravar perto de fontes de ruído como janelas abertas, TVs e rádios ligados.

– Fale baixo. Ao baixar o volume da voz, você estabelece uma conexão emocional com o ouvinte e a sua mensagem terá mais impacto.

– Outra consideração importante é projeção de voz. “A regra dos locutores profissionais é tratar o microfone como se fosse o ouvido do ouvinte. Sendo assim, quando você grava uma mensagem no celular, procure não projetar demais a sua voz. Você deve usar um tom intimista. Assim, passará a impressão que está conversando com a pessoa e não apenas relatando informações”, sugere Bermingham.

– Tome cuidado com a distância entre o celular e a boca. Nos estúdios profissionais o locutor normalmente se afasta 15 ou 20 centímetros do microfone. Um jeito fácil de calcular a distância ideal para uma gravação de voz é fazer aquele gesto surfista “hang loose” com a mão — colocando a ponta do polegar contra os lábios e a ponta do dedo mínimo contra o microfone do celular. Esta é a distância ideal.

– Procure gravar mensagens curtas de 15 ou 30 segundos. Nos dias de hoje a tendência é passar o recado no menor tempo possível. Sendo assim, quanto mais curta e direta for a sua mensagem de voz, mais chance você terá de segurar a atenção do seu ouvinte.

– Não deixe que os “puffs” (aqueles sopros fortes durante a fala) estragarem a gravação. Quando falamos com o celular colado no rosto, o ar que sai da boca passa por baixo do aparelho, sem bater no microfone. Mas ao segurar o celular na nossa frente, o ar que sai da boca pode bater no microfone, causando “puffs”. Os locutores profissionais usam um pop-filter (filtro anti-puff) para resolver este problema. O jeito mais fácil de evitar puffs quando gravamos mensagens de voz no celular é segurar o aparelho por baixo da linha da boca e falar por cima dele.

Lembre-se: mensagens bem gravadas e bem comunicadas geram interesse. Fazem com que o ouvinte tome uma atitude e realize uma ação. Utilizando as técnicas dos locutores profissionais, você poderá se comunicar melhor com sua lista de contatos do celular, seja numa paquera, num grupo de amigos ou numa mensagem de trabalho.


Jason Bermingham é locutor publicitário para comerciais de TV, spots de rádio, vídeos institucionais e cases publicitários. Especializado também em locução em inglês nativo.

Seja o primeiro a comentar on "Dicas para melhorar a qualidade das mensagens de áudio enviadas por aplicativos de celular"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*